Autoridades e políticos lamentam a tragédia
Da Redação , Salvador |
24/08/2017 às 15:01
Cavalho Marinho I barco que virou e matou 23 pessoas
Foto: Graer PM
A ASTRAMAB – Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia lamenta e presta a sua solidariedade às famílias das vítimas do acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (24), envolvendo a embarcação Cavalo Marinho I.
A embarcação, transportando oficialmente 120 pessoas, sendo quatro tripulantes, saiu às 6h30 do Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, com destino ao Terminal Náutico, em Salvador. O acidente ocorreu 10 minutos depois.
A capacidade de transporte da embarcação é de 160 passageiros. Portanto, maior que o número de usuários embarcados, de 120 pessoas.
Logo que tomou conhecimento do acidente, a ASTRAMAB, juntamente com os operadores da travessia Salvador-Mar Grande, mobilizou os serviços de atendimento médico, SAMU, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, entre outros.
Tendo em vista a informações desencontradas veiculadas na imprensa, a ASTRAMAB informa que toda a documentação da embarcação está completamente legal junto à Capitania dos Portos, autoridade marítima, inclusive com certificado de vistoria, conforme comprovam os documentos emitidos pela CP .
Com mais de 50 anos de operação, a travessia Salvador-Mar Grande nunca tinha registrado um acidente com vítima fatal, o que demonstra a segurança do serviço.
A ASTRAMAB informa ainda que no momento oportuno as autoridades envolvidas prestarão mais esclarecimentos sobre o acidente.
JACINTO CHAGAS
Presidente
ALBA lamenta tragédia com lancha em Mar Grande
A Assembleia Legislativa da Bahia, por meio de sua Mesa Diretora, lamenta a tragédia ocorrida com uma lancha que fazia a travessia Mar Grande/Salvador e presta solidariedade às famílias das vítimas e sobreviventes do acidente, ocorrido na manhã desta quinta-feira (24), na Baía de Todos os Santos.
O presidente da ALBA, Angelo Coronel, afirmou ser um momento de dor e tristeza para todo o povo baiano. "Só nos resta dar uma palavra de conforto aos pais que perderam seus filhos e força para as pessoas humildes, trabalhadores que vivenciaram este momento de pânico e sofrimento". Chefe do Legislativo estadual espera providências dos órgãos fiscalizadores e que regulam este tipo de transporte para que novas tragédias não venham a acontecer, “trazendo luto para tantas famílias ", concluiu.
Imbassahy se solidariza o familiares das vitimas do naufrágio
Recebi, com profundo pesar, a notícia do acidente ocorrido com um barco, na manhã de hoje, na Baía de Todos o Santos, próximo a Mar Grande. Uma tragédia que entristece profundamente a todos os baianos. Minha solidariedade, pensamentos e orações aos familiares e amigos das vítimas.
Antonio Imbassahy, ministro da Secretaria de Governo
Leur Lomanto Jr lamenta tragédia e pede mais fiscalização
O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Leur Lomanto Jr. (PMDB), lamenta a tragédia ocorrida nesta manhã (24/08) em Mar Grande, Baía de Todos os Santos e se solidariza com familiares das vítimas fatais do naufrágio. Segundo o parlamentar, infelizmente o momento é de muita tristeza para os baianos, principalmente para aqueles que acompanham mais de perto as consequências do acidente e sofrem a perda de entes queridos.
“Neste momento de dor quero transmitir o meu abraço aos familiares e amigos. Solidarizo-me com toda a comunidade de Itaparica e Vera Cruz e com todos aqueles que fazem o deslocamento diariamente, na Baía de Todos os Santos. Tenho recebido mensagens de que infelizmente, a lancha Cavalo Marinho I, que acaba de naufragar não tinha mais condições de operação por ser muito antiga e sem a estrutura para a alta demanda.
Caso a informação seja verídica se trata de um fato muito grave e que precisa ser apurado com muita cautela pelos órgãos responsáveis. Diante disso, aproveito o momento para cobrar apuração e mais fiscalização por parte da Agência reguladora do transporte no estado, a Agerba para que esteja mais atenta a essas embarcações e ao movimento de passageiros”, afirma.
Maurício Trindade lamenta acidente: tragédia anunciada
O vereador Maurício Trindade (DEM) lamenta o acidente em Mar Grande, na Baía de Todos os Santos, na manhã desta quarta-feira (24). "É com muito pesar que acompanho o desenrolar desta tragédia. Gostaria de me solidarizar com as famílias das vítimas. É um dia de muita tristeza para todos os baianos", disse.
O parlamentar afirma que embora o momento seja de muita dor, é necessário exigir que o acidente seja elucidado. "Infelizmente já era uma tragédia previsível. As embarcações são desconfortáveis e oferecem pouca segurança aos passageiros. As pessoas se aglomeram na parte de cima da lancha, causando desequilíbrio. Vamos cobrar dos responsáveis a apuração do que realmente ocorreu", concluiu.
Câmara lamenta naufrágio e se solidariza com familiares das vítimas
O presidente Leo Prates, da Câmara Municipal de Salvador, lamentou o trágico naufrágio da lancha Cavalo Marinho 1, que causou 23 vítimas fatais, segundo a Marinha do Brasil, durante travessia na Baía de Todos os Santos na manhã desta quinta-feira (24). "Esse lamentável acidente nos deixa consternados. E a Câmara Municipal de Salvador se solidariza com todos familiares e amigos das vítimas dessa tragédia", disse Prates, colocando a Casa Legislativa de prontidão para contribuir no que for possível na apuração do episódio e trabalhar no sentido de que medidas de segurança sejam adotadas para se evitar novos fatos dessa natureza.