Salvador

Gabinete da Prefeitura em Ação atende 3 mil cidadãos em Alto de Coutos

Com Secom PMS informações
Da Redacion , Salvador | 20/08/2017 às 10:07
Uma boa ação com população carente
Foto: Breuno Concha

 
 
Moradores do Alto de Coutos e de diversas localidades do Subúrbio Ferroviário buscaram, na manhã deste sábado (19), os diversos serviços municipais ofertados por meio do Gabinete da Prefeitura em Ação. A iniciativa ocorreu durante toda a manhã na Escola Municipal Francisca de Sande, e ofereceu às comunidades soteropolitanas a possibilidade de marcação de consultas, assistência jurídica, ouvidoria, serviços de saúde e odontologia, Bolsa Família e agendamento de biometria, dentre outras ações que, semanalmente, são oferecidas nas dez Prefeituras-Bairro da capital baiana.
 
Na ocasião, estiveram presentes o secretário-chefe de Gabinete, João Roma; o diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Junior Magalhães; e o gerente da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, Sósthenes Macedo, também anfitrião do evento, dentre outros gestores e técnicos municipais. O GPA ocorre sob a orientação da Diretoria-Geral das Prefeituras-Bairro e já foi realizado em cinco bairros da capital: Pau da Lima, Calabetão, Pirajá, Lobato e Santa Cruz. Foram registrados cerca de 8 mil atendimentos neste novo formato, que passa a atender em apenas um local, geralmente na região central das comunidades e bairros vizinhos beneficiados.
 
“Geralmente, não temos condições de buscar alguns serviços durante a semana. Por isso, acho muito importante ter essa oportunidade de receber esses benefícios durante o final de semana”, afirma a professora Clícia Gonçalves, de 41 anos, que utilizou os serviços de saúde oferecidos no GPA. Ela também garantiu o agendamento no recadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
 
Saúde – São justamente as ações de saúde que registram maior demanda. As atividades deste sábado foram ofertadas pelo Instituto Médico de Ação Integrada (Imegi) que, além da atuação no GPA, é responsável pelos multicentros Carlos Gomes e Liberdade, além de gerir a Unidade de Pronto-Atendimento de Paripe. Foram ofertados serviço de cardiologia, pediatria, clínica geral, ortopedia e orientação sexual – responsável pela distribuição, somente na manhã deste sábado, de 1.500 preservativos masculinos e 200 femininos. O grupo também promoveu agendamento de consultas no sistema municipal de saúde.
 
Devido à demanda ter sido mais alta que a expectativa inicial, os serviços precisaram atender um número extra de cidadãos ao longo da manhã. Dentre as atividades mais procuradas estiveram a biometria, consulta de vagas do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), marcação de consultas, saúde bucal e Bolsa Família.
 
“É importante manter os serviços municipais sempre perto das comunidades de Salvador. Durante a semana, é complicado para grande parte dos cidadãos ter esse acesso, devido ao trabalho e estudo. Aqui, são ofertados serviços essenciais para a população, com uma estrutura de primeira linha e que conta com a simpatia de todos. Uma prova disso é a quantidade de gente nas filas em busca de serviços, formadas desde cedo”, destaca Júnior Magalhães, diretor-geral das Prefeituras-Bairro.