Com informações da Saeb
Da Redação , Salvador |
15/04/2017 às 10:08
Capacitação
Foto:
Capacitar a coordenação de Registro de Preços (RP) e seus colaboradores para conseguir, e manter, a Certificação NBR ISO 9001:2015. Esse foi o objetivo principal da capacitação desenvolvida pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), fruto de um termo de cooperação técnica firmado com a Secretaria da Administração (Saeb). Servidores da coordenação de RP receberam certificados pela qualificação, na sede da Saeb, com a presença do secretário Edelvino Góes.
Nesta etapa do projeto foram capacitados sete colaboradores, sendo uma coordenadora, quatro técnicas e dois estagiários de nível superior. Todos atuam em processos de RP desde o ressuprimento dos materiais a serem contratados até a gestão das atas. Entretanto, o treinamento vai abranger cerca de 800 servidores públicos que atuam nos 400 almoxarifados do Estado.
Até agora, a capacitação já formou 232 funcionários e 104 unidades gestoras, desde que iniciou, em agosto de 2016. “A ideia é preparar todos os servidores da área de suprimento do Estado para fazer uma verificação mais precisa das mercadorias no momento da entrega dos itens. Assim, vamos prevenir que o Estado compre um produto e receba outro com qualidade inferior”, destacou Góes.
Especializado na aferição de pesos e medidas, o Ibametro vai capacitar os servidores para conferir se as especificações dos produtos entregues nos almoxarifados do Estado, pelos fornecedores, estão compatíveis com o que foi comprado. O instituto também vai ensinar métodos para os servidores examinarem se os produtos entregues estão em conformidade com as especificações técnicas exigidas pela legislação vigente.
Os servidores dos almoxarifados verificam situações como a gramatura dos papéis entregues pelos fornecedores e a espessura dos copos plásticos, para checar se os itens estão compatíveis com o produto comprado pelo Estado. A capacitação possui duração de quatro horas e contempla os temas: A Importância do Estoque, Avaliação de Conformidades, Instrumentos e Sistemas de Medição, Produtos Pré-Medidos. A capacitação aborda, ainda, assuntos como a adoção do ISO 9001 como instrumento para a gestão de qualidade, além da análise das principais desconformidades detectadas no Sistema de Aquisições de Materiais do Estado.
No treinamento também será apresentado o relato das experiências de sucesso do setor de suprimento da Casa Civil, detentora da certificação ISO9001, padrão que estabelece requisitos para garantir que seu fornecedor entregue produtos de acordo com o que foi especificado na Autorização de Fornecimento de Material – AFM (contrato). A nova turma de treinamentos, que vai contemplar também servidores da área de compras dos órgãos e entidades do Estado, está prevista para o dia 20 de abril.