Salvador

CCR apela para que Governo e PMS ajustem integração ônibus/metrô

Governo quer fechar 2007 com Metrô rorando até o Aeroporto
Da Redação , Salvador | 14/03/2017 às 17:01
Estação (Minhocão) de Pituaçu será inaugurada em maio
Foto: Mateus Pereira
O trecho entre as estações Rodoviária e Pituaçu entrará em operação até maio, permitindo embarque e desembarque também nas estações Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu. Com 93% das obras das estações concluídas, a Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas estará em operação plena até o final de 2017, interligando o Acesso Norte ao Aeroporto em apenas 27 minutos.

O presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, revelou o cronograma de entregas das obras das estações. “Vamos inaugurar o segundo trecho da Linha 2 até maio deste ano. Na sequência, entre agosto e setembro, inauguramos o Terminal de Ônibus Pituaçu. No segundo semestre, será feita a entrega de mais quatro estações, até Mussurunga, tendo, desta forma, todas as estações da Avenida Paralela em pleno funcionamento. Até o final do ano, a depender dos ajustes do cronograma, a população receberá a Estação Aeroporto, que finaliza as obras do metrô em Salvador”.

  
Responsável pela construção e operação do metrô em Salvador, a CCR Metrô Bahia estima que o trajeto Pirajá/Pituaçu seja feito em aproximadamente 22 minutos quando a operação regular do novo trecho for iniciada.

Com cerca de sete mil colaboradores, as obras avançam rapidamente e nos próximos meses será concluída a via de trilhos no trecho que segue até Mussurunga, incluindo as estações Flamboyant, Tamburugy e Bairro da Paz, todas em fase de acabamento. Na Estação Aeroporto, a montagem da estrutura pré-moldada deve terminar em 20 dias, dando início à montagem das plataformas e a consolidação da laje do mezanino. 

JOGO DAS TARIFAS

O diretor-presidente da CCR, Luis Valença, defendeu nesta terça-feira, 14, que as divergências entre governo e prefeitura sobre a integração entre o Sistema Metroviário e os ônibus urbanos de Salvador podem inviabilizar o funcionamento do transporte.

Segundo ele, todo o investimento para a construção e operação do metrô serão inúteis caso as duas partes não cheguem à um acordo sobre a divisão tarifária. "Será o mesmo que jogar todo o dinheiro investido no lixo", disse durante vistoria das obras da segunda etapa da Linha 2, composta pelas estações de Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu.

Valença se referia ao impasse envolvendo o Estado e a Prefeitura de Salvador sobre a divisão do valor da tarifa para implementar completamente a integração total entre ônibus urbanos de Salvador e o sistema metroviário.

Atualmente, cerca de 50% das 600 linhas de ônibus da capital estão integradas ao metrô. Portanto, os passageiros conseguem usar os dois modais pagando apenas uma tarifa. Com o avanço das obras do metrô pela Paralela prevê que novas linhas sejam integradas. Contudo, a falta de acordo sobre a divisão dos valores dificulta a integração.

No modelo atual, R$ 1,42 fica com as empresas de ônibus e o restante com o metrô. Contudo, consultorias apontam que essa divisão não é adequada para o sistema de ônibus da capital.