Com informações da Secom/SSA
Da Redação , Salvador |
05/02/2017 às 11:11
Agentes da Guarda Civil Municipal são agredidos em operação por oficial da PM
Agentes da Guarda Civil Municipal foram agredidos verbalmente, na noite deste sábado (04), por um homem que posteriormente se identificou como oficial da Polícia Militar durante operação de patrulhamento preventivo na Avenida Tamburugy, atrás do Shopping Paralela. O cidadão realizou direção perigosa e lançou o veículo contra os guardas. A partir da ordem de parada, o homem passou a ofender verbalmente os servidores.
Diante do visível estado de embriaguez do agressor, os agentes acionaram a Transalvador para realização do teste de alcoolemia, visto que o mesmo continuava a desacatar e ofender os servidores da Prefeitura que realizavam a atuação na área, numa ação feita por solicitação dos próprios moradores junto à base do Grupamento de Operações Especiais da Guarda, que fica na localidade. Os moradores alegavam constantes assaltos na região. Toda a operação ocorreu dentro da legalidade e dos limites de atuação da Guarda Civil Municipal.
Diante da recusa, após acionamento da Transalvador, a Guarda solicitou à Polícia Militar da Bahia a presença de um oficial para condução da situação, para identificação do homem e acompanhamento do fato. Os guardas, que promoveram toda a ação tendo como testemunhas vários policiais militares, foram orientados a proceder com o encaminhamento para a 12ª Delegacia de Polícia, em Itapuã, para registro da ocorrência.
A Guarda Civil Municipal ressalta que trabalha em acordo com a legislação vigente (Lei Federal 13.022), onde é previsto atuar, preventiva e permanentemente, no território do município, para a proteção sistêmica da população, bem como prevenir e inibir, pela presença e vigilância, e coibir infrações penais ou administrativas.