Salvador

ENCOSTA DA SÃO JOSÉ, Liberdade, ficará pronta em novembro de 2017

Será a maior obra de encosta da capital a ser realizada pela Conder
Secom , Salvador | 07/11/2016 às 17:34
Governador Rui Costa foi ao local dar a ordem de serviço
Foto: Manu Dias
Doze meses. Este é o prazo previsto para a conclusão da maior encosta já construída pelo Governo do Estado em Salvador. Orçada em R$ 20,2 milhões, a obra será realizada na Rua São José, bairro da Liberdade, onde, em 2015, quatro pessoas perderam a vida, vítimas de deslizamento. Na manhã desta segunda-feira (7), o governador Rui Costa retornou à localidade para autorizar o início imediato dos trabalhos. A intervenção integra o Programa de Execução de Obras de Contenção de Encostas em Setores de Risco Alto e Muito Alto, do Governo do Estado, e é resultado de parceria com o governo federal.               

Na ocasião, o governador destacou a importância das encostas, que figuram como segurança de vida para as famílias. “Imagine você estar trabalhando preocupado com os riscos que seu filho está correndo dentre de casa. Aqui, não é só uma obra física. Mais do que o concreto e o cimento, o que vale é o cuidado com as pessoas. Isso, com certeza, é o mais importante e não tem preço”, afirmou Rui.           

Rui se emocionou ao voltar ao bairro onde nasceu e lembrou as vezes em que presenciou desabamento de terra na região, como aconteceu no ano passado. "Não estou aqui só como governador, estou realizando um sonho de infância, garantindo mais segurança e qualidade de vida para todos que moram aqui nessa região". 

Sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a intervenção beneficiará 1.900 pessoas que moram no local. A encosta terá 504 metros de extensão.

Além da obra da proteção, Rui Costa revelou que outras intervenções urbanas serão realizadas na localidade. “Já recomendei à Conder para que possamos construir quadra, praça, parque infantil, aproveitando os espaços que sobrarem da obra. Vamos utilizar cada metro quadrado para oferecer uma área de convivência para essas famílias.

Programa de encostas

O Programa Execução de Obras de Contenção de Encostas em Setores de Risco Alto e Muito Alto, realizado pelo Governo do Estado, selecionou 98 áreas de encostas a serem recuperadas, por oferecerem risco de vida aos moradores ou risco de desabamentos e deslizamentos de terra. Até agora, 27 delas já foram concluídas, 11 estão em fase de execução e 60 serão iniciadas até o final deste ano. No total, serão investidos recursos na ordem de R$ 156 milhões com recursos do Ministério das Cidades, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC 2), na linha de Desastres Naturais.