Veja como usufruir dessa promoção
Verot , da redação em Salvador |
29/10/2016 às 21:16
Madero, no Shooping Barra
Foto: BJÁ
A maravilhosa viagem gastronômica da Restaurant Week continua no segundo semestre de 2016 pelas principais cidades do Brasil, reunindo os melhores restaurantes com o objetivo de disseminar e valorizar a boa mesa local. Na capital baiana, faltam poucos dias para começar o evento culinário mais esperado por soteropolitanos e turistas. A Salvador Restaurant Week chega consolidada a sua 9ª edição, marcada para acontecer entre 31 de outubro e 20 de novembro. A versão regional do festival conta com a adesão de 47 renomados e badalados empreendimentos do setor.
Os menus têm valor fixo de R$ 43,90 + R$ 1 de doação para o Martagão Gesteira – Hospital da Criança (total R$ 44,90) no almoço e R$ 53,90 + R$ 1 de doação para o Martagão Gesteira (total R$ 54,90) no jantar. A expectativa é que cerca de 120 mil pessoas circulem pelos estabelecimentos inscritos. A lista de todos os restaurantes participantes e os menus estão disponíveis no endereço eletrônico do festival www.restaurantweek.com.br e no aplicativo gratuito Restaurant Week Brasil, para os sistemas Android e iOS.
Tema do festival com desafio aos chefs, cozinheiros e restauranteurs
Nesta edição, o tema é “Cozinha da Sedução”, mais do que um convite, uma verdadeira promessa de conquista a todos os paladares. Com este atrativo temático, a Restaurant Week também busca estreitar ainda mais a relação que existe entre clientes e restaurantes, enaltecendo as comemorações em torno da mesa, despertando sensações e mostrando temperos que traduzam as características de cada chef, cozinheiro e restauranteur. Esses são desafiados a unir, para a composição dos pratos, ingredientes naturais a produtos regionais, que ressaltem o paladar e o prazer de saborear uma boa comida bem acompanhado (a).
Solidariedade - Evento estimula solidariedade e movimenta o mercado local
“R$ 1 parece pouco quando se pensa no valor isoladamente. Porém, quando essa quantia está atrelada a uma ação séria e organizada, esse mesmo R$ 1 pode mudar vidas e contribuir para uma sociedade mais justa”, afirma Fernando Reis, CEO do Grupo Mica, empresa organizadora da Restaurant Week Brasil. Pensando nisso, o festival desenvolve a cada edição uma ação social que estimula os clientes dos restaurantes participantes a doarem R$ 1 a cada menu vendido (contribuição opcional). O montante arrecadado é depositado diretamente na conta bancária da instituição assistencial, a partir daí, vidas são transformadas, projetos saem do papel e pessoas necessitadas são amparadas.
Na capital baiana, diante das necessidades prementes e da seriedade da instituição, pela quarta vez consecutiva, o Martagão Gesteira – Hospital da Criança foi a entidade beneficente escolhida para ser beneficiada com as doações provenientes da arrecadação durante a Salvador Restaurant Week. O festival de gastronomia mais famoso do mundo cumpre, mais uma vez, o seu papel social. “Sempre participo deste delicioso evento durante os almoços e jantares. Faço um tour gastronômico pela cidade e, a cada refeição eu, minha família e amigos fazemos questão de contribuir com a causa deste hospital que é referência em credibilidade e atendimento às crianças com câncer na Bahia”, explica o contador baiano José Rios. Ele completa: “O valor de R$1, para mim, não faz falta, mas simboliza esperança a cada doação para os pequeninos doentes e seus familiares”.
No site oficial da Restaurant Week – www.restaurantweek.com.br – o internauta encontra o link “reserva online” e pode escolher o restaurante, a data, horário e quantidade de pessoas com facilidade. “O sistema é rápido, muito prático e sem risco de overbooking”, ressalta Fernando Reis, responsável pelo festival no Brasil.
Origem do evento gastronômico
Criado na década de 90 em Nova York, a Restaurant Week chegou ao Brasil em 2007 e de lá para cá vem movendo multidões em torno desse festival gastronômico. Tendo sua primeira edição realizada em São Paulo, o evento prestigia segmentos, como a gastronomia e o turismo, proporcionando consumo, rentabilidade ao comércio e movimento na cidade onde acontece. Presente em diversas cidades brasileiras, com a exigência de que o restaurante participante tenha cardápio e preço fechados para o jantar e almoço, já virou parte do calendário regional.
A festa já é conhecida como um dos eventos mais esperados pelos consumidores e restaurantes de cada cidade por sua proposta inovadora de democratizar a gastronomia. A ideia é que os chefs, cozinheiros e restauranteurs desafiem toda sua criatividade para pensar em pratos interessantes, saborosos, com qualidade e que consigam imprimir o conceito da casa para apresentar aos clientes. Esse é um momento cool, de relacionamento, ideal para celebração, reunião entre amigos que têm a oportunidade de conhecer novos paladares através de um tour gastronômico inesquecível por Salvador.
De acordo com Fernando Reis, o objetivo maior é a valorização da boa culinária, levando os clientes a olharem a gastronomia sem tabus. “Muitas vezes, uma pessoa deixa de freqüentar um bom restaurante com receio do valor final da conta. Como durante o festival ela já sabe exatamente quanto vai pagar, aproveita para conhecer o cardápio e rever seus conceitos”, explica. Os 21 dias da tradicional presença da Restaurant Week, nas cidades por onde passa, alteram a rotina das pessoas que aguardam ansiosas pelas duas edições anuais do festival.
Segundo Licia Fabio, realizadora do evento na Bahia, “o sucesso da Salvador Restaurant Week está diretamente ligado à força da culinária regional”. Fernando vai além ao afirmar que “a proposta do festival favorece a população que, em meio ao cenário econômico nacional, está ajustando orçamentos e contendo as despesas. “Assim, com a Restaurant Week, as pessoas não se privam do prazer da boa culinária e do lazer entre familiares e amigos a valores módicos e fixos”, salienta Reis.
Sobre o Grupo
A MiCA trouxe para o Brasil um novo conceito em comunicação criativa com a ideia de veicular mensagens publicitárias em cartões postais, tornando a publicidade mais atrativa e inovadora atingindo um público já saturado pelas abordagens convencionais. Com o objetivo de democratizar a gastronomia no País, a Mica realiza a Restaurant Week, hoje considerado o evento gastronômico mais celebrado do Brasil, reunindo os melhores restaurantes da cidade.
Patrocinadores, apoiadores e harmonização
O Salvador Shopping, onde se concentram alguns dos mais badalados empreendimentos gastronômicos da cidade, apresenta a Restaurant Week. O evento tem a Brahma Extra como cerveja oficial e conta com as versões: Larger, Red Larger e Weiss.. A rádio CBN, o portal Ibahia e o jornal Correio*, mais uma vez, apoiam o festival. Na Bahia, a Licia Fabio é a produtora do evento. Realização: MiCA e Licia Fabio.
Serviço:
9ª edição da Salvador Restaurant Week
Data: 31 de outubro a 20 de novembro de 2016
Valor: R$ 43,90 + R$ 1 de doação para o para o Martagão Gesteira – Hospital da Criança (total R$ 44,90) no almoço e R$ 53,90 + R$ 1 de doação para o Martagão Gesteira (total R$ 54,90) no jantar.
Lista dos restaurantes participantes:
33 Restaurante, A La Carmo, Adam Cozinha Originária, Al Mare Salvador, Além do Cais, Alfredo di Roma, Barbacoa, Bargaço, Bistrô do Casarão, Bella Napoli, West Bill Casual Food e Burges, Blue Praia Bar, Café do Forte, Café Tostado, Caju, Cantina e Gastronomia Du Vini, Casa Di Vina, Cathedrall, Cedro Restaurante, Confraria das Ostras, Chalezinho, Das Restaurante, DOC Casual Dinning, Ferreiro Café, La Pulperia, Lafayette Restaurante, Madero, Martim Pescador, Oui Restaurante, Paraíso Tropical Restaurante, Parrilla & Vino, Pereira Café - Shopping da Bahia, Pereira Café - Shopping Paralela, Pereira – Barra, Riz Bistrot & Risotos, Salvador Dali, Sagaz Pintxos e Tapas, Soho Restaurante - Shopping Paseo, Soho - Salvador Shopping, Soho Restaurante - Bahia Marina, Teco Fusion Food, Tasca Pereira – Pituba, Utopia Resto-Bar, Varanda Gastronomia, Veleiro - Restaurante do Yacht, Yoko Sushi, Zafferano.