Obra bastante interessante,m dia 11 novembro
Ascom , da redação em Salvador |
19/10/2016 às 11:10
Lei de Transferência do Direito de Construir
Foto: DIV
A obra TRANSCON: o instrumento Lei de Transferência do Direito de Construir é de autoria do professor e pesquisador Dr. Raphael Fontes Cloux, graduado em História pela UCSal, especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior pela Fundação Visconde de Cairu, mestre em Análise Regional e doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UNIFACS.
O livro é fruto da pesquisa de doutorado desenvolvida por Raphael Fontes Cloux acerca da Lei de Transferência do Direito de Construir (TRANSCON), a qual teve seu primeiro uso no Brasil na cidade de Salvador (capital da Bahia), em 1987. Esse instrumento urbanístico faz parte da regulamentação do uso e ocupação do solo urbano no município, possibilitando que o proprietário de um determinado imóvel urbano bloqueado por motivos de interesse ambiental, do patrimônio histórico-cultural ou para fins de regularização fundiária passe a exercer o direito de construir em outro imóvel urbano o potencial construtivo do primeiro, mediante a doação de sua propriedade por escrituração pública à prefeitura da cidade.
Diante disso, a prefeitura passou a emitir uma certidão indicando o potencial construtivo calculado através de percentuais definidos em leis complementares posteriores, podendo ser utilizado em sua totalidade ou de forma fracionada. Ou seja, um imóvel urbano, terreno ou edificação, calculado o seu potencial construtivo, no solo real e no solo criado (verticalização), logrou ser construído em outro imóvel urbano. A prática desse instrumento do planejamento urbano passou a promover uma alteração na dinâmica do espaço urbano de Salvador, retirando solo criado de uma região e transferindo para outra. Ao analisar a implementação desse instrumento, Raphael Cloux buscou perceber se o Estado, representado pela Prefeitura Municipal de Salvador, assumiu, ao longo do período que foi estudado (1987-2012), um caráter de instância pública apropriada por classes, sob a ótica marxista, e, além disso, se atuou de maneira subordinada ao Capital Imobiliário, refletindo os interesses hegemônicos deste segmento da burguesia.
Os debates históricos, sociológicos e urbanísticos presentes nas discussões levantadas nesse livro são um convite a reflexões sobre questões políticas, econômicas e sociais que se encontram manifestadas no Estado brasileiro atualmente, que vem passando por um período bastante delicado, o qual tem colocado em evidência o modelo de política que os nossos gestores vêm adotando há algumas décadas, ancorado na ligação direta entre poder público e privado e as trocas de interesses dentro desta conjuntura.
SERVIÇO:
O quê? Lançamento do livro TRANSCON: o instrumento Lei de Transferência do Direito de Construir, de autoria do Prof. Dr. Raphael Fontes Cloux.
Quando? 12 de novembro de 2016. Às 9:00 horas.
Onde? No Campus da UNIFACS da Paralela (Campus Professor Barros – CPB), localizado na Av. Luís Viana, n. 3146, Imbuí – Salvador/BA, ao lado do Extra Paralela.