Salvador

Semana do Servidor da Assembleia tem bazar e exposição de artistas

Acontece na Assembleia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/10/2016 às 22:26
Bazar no corredor do piso 1 da Alba
Foto: BJÁ
Para comemorar o sucesso dos 10 anos do Programa Exposição de Obras de Arte, a Assembleia Legislativa abriu ontem uma mostra coletiva no Saguão Josaphat Marinho com 10 artistas parceiros da Casa. A exibição acontece entre os dias 17 e 20. O evento, que compõe os festejos da Semana do Servidor, conta com a exposição dos artistas Waldo Robatto, Arthur Fraga, Anubis Cedraz, Evani Mendes, Fátima Aragão, Jean Marcos, Kel Konduru, Leonel Mattos, Lina Miotta e Manuel Augusto Bomfim.

Waldo Robatto falou em nome dos artistas com obras expostas e agradeceu a oportunidade salientando que é muito importante para os artistas baianos que o projeto de exposições venha acontecendo continuamente. “Ações como esta são muito importantes para valorizar a cultura baiana”, afirmou o artista plástico. A deputada Maria del Carmen fez questão de presigiar o evento que classificou como “democrático”.

Segundo o superintendente de Administração e Finanças, Gervásio Carvalho, é orientação da Mesa Diretora da Casa que o espaço seja destinado, na medida do possível, a artistas que, apesar de talentosos, estavam com seus trabalhos longe das galerias. “O espaço destinado às exposições tem grande movimento de pessoas e procuramos dar todas as condiçoes para que artistas realizem seu sonho que é poder mostrar seus trabalhos”, afirmou Gervásio Carvalho.

Já o superintendente de Recursos Humanos da AL, Francisco Raposo, que representou o presidente Marcelo Nilo no evento, lembrou que a Escola do Legislativo realiza o projeto desde 2006, mas que nos últimos anos a atividade foi estimulada. “Já tivemos artistas renomados, mas também inéditos nesse espaço que é dos artistas. Parabéns à Escola do Legislativo, que tem grande potencial para estar sempre trazendo novidades para a Casa”, afirmou Raposo.

Nestes 10 anos do Programa, mais de 100 mil pessoas visitaram o trabalho de mais de 300 expositores. “Eu me sinto honrada em estar a frente deste projeto desde seu princípio. São 10 anos dando aos artistas visuais o que eles merecem: visibilidade e reconhecimento pelo belíssimo trabalho desenvolvido e por toda dedicação às artes”, disse Maritza Novato, coordenadora do projeto. 

 Artistas de diversas cidades da Bahia exibiram seus trabalhos na Casa e artistas residentes ou em passagem pela Bahia também apresentaram as suas artes. As obras expostas são desenvolvidas em técnicas como a escultura, cerâmica, pintura em telas, fotografia, arte francesa, objetos de arte e decoração, mandalas. Segundo a coordenadora, no início do ano abrem-se as inscrições e rapidamente a agenda do espaço já fica plenamente preenchida. 

Também começou ontem, como parte do cronograma da Semana do Servidor, o Bazar, como 26 expositores oferecendo diversos produtos entre roupas, acessórios, alimentos entre outros. Para quem quiser cuidar do corpo, foi instalado o Espaço Bem-Estar no Saguão do Memorial que funcionará durante toda a semana com massoterapeuta, exames de pressão, tratamento de beleza, entre outros serviços. No horário do almoço, os servidores puderam apreciar apresentação artísticas de servidores, colaboradores e seus dependentes no Auditório Jorge Calmon.

A programação segue hoje com a apresentação do Coral do Legislativo às 9h30 também no Auditório Jorge Calmon. Às 10h, com a presença do presidente Marcelo Nilo, acontecerá a abertura oficial e logo após o servidor poderá se divertir com o consagrado espetáculo R$ 1,99 de Ricardo Castro, às 11h.