Campanha de mobilização pela prevenção do câncer de mama e de útero é organizada pela SPM e acontece até o fim deste mês em diversos pontos da cidade
AGECOM , da redação em Salvador |
04/10/2016 às 13:17
Palestra de conscientização
Foto: Jefferson Peixoto
Salvador já está no clima do Outubro Rosa 2016, campanha de mobilização para a importância de prevenir o câncer de mama e do colo do útero. A programação promovida pela Prefeitura, com organização da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) e em parceria com diversos órgãos municipais e entidades, segue até o fim deste mês com diversas atividades em várias localidades da capital baiana. O início oficial da campanha acontece nesta terça-feira (4), com a iluminação do Elevador Lacerda na cor rosa e a apresentação da Banda de Música da Guarda Civil Municipal (GCM), na Praça Cairu, das 16h às 18h.
Na ocasião, também será distribuído um material informativo sobre câncer de mama, colo do útero, tabagismo e alimentação. “A principal proposta do evento é levar ao maior número de mulheres possível informações sobre a conscientização da prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Essas atividades acontecem em Salvador durante o ano inteiro, mas nesse mês é intensificado por conta do Outubro Rosa”, afirma a titular da SPM, Mônica Kalile.
Até o fim deste mês, a população também pode conferir a Loja Rosa instalada no Shopping Center Lapa, no Centro da cidade, das 9h às 21h. Segundo Edna França, gerente de Articulação Interinstitucional da SPM, no local estão sendo realizados serviços como aferição de pressão arterial e orientações na área de saúde, além de palestras sobre o enfrentamento ao câncer de mama, com Janildes Lima, técnica de Referência em Gênero da SPM, e do colo de útero com Adriana Santos, enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
As ações contam com a presença de profissionais de saúde, que irão realizar o agendamento de exames clínicos e mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. “Toda essa orientação termina com a população se dirigindo as unidades de saúde para ter acesso aos serviços próximos da sua casa e com informações detalhadas sobre quem procurar e quando ir”, pontua Edna.
Iniciada na segunda-feira (2), a ação faz parte do projeto SPM Itinerante e contou ainda com a presença de estudantes de Nutrição da Unijorge para realizar orientação a respeito do cuidado com a alimentação. As diferenças entre produtos industrializados e naturais e as consequências positivas e negativas que ambos podem causar na saúde da pessoa foram apresentados ao público. Vanessa Lilian, uma das estudantes, destacou a importância de se alimentar de verduras e legumes vermelhos, a exemplo da beterraba. “Esses alimentos contêm antioxidantes e auxiliam na prevenção do câncer de mama, colo do útero, entre outros tipos de câncer, além de ajudar na regulação do intestino”.
Demais atividades – Além da Loja Rosa, as palestras da SPM Itinerante também serão realizadas em outras 11 localidades. No dia 23, será promovida a Ação Mobilizadora com o Salvador Vai de Bike e Caminhada Simbólica pelo combate ao Câncer de Mama, das 8h às 13h, no Dique do Tororó. Assim como no evento realizado no Center Lapa, também terá orientações e distribuição de materiais informativos para a população.
No dia 27, das 8h às 12h, no Núcleo Espírita da Polícia Militar (Nepon), nos Barris (atrás da Biblioteca Central), com a Quinta Temática. O tema abordado será “Conhecer para Prevenir o Câncer de Mama”, ministrado pela coordenadora da ONG Susan G. Komen, Maísa Porto.