Com informações da Limpurb
Tasso Franco , da redação em Salvador |
03/10/2016 às 16:30
Muito material jogado no chão
Foto:
Mesmo com a eleição sendo decidida em apenas um turno em Salvador, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) recolheu nas ruas um número 36% maior de material de campanha de candidatos das diversas legendas que participaram do pleito deste ano, em busca por uma vaga no Palácio Thomé de Souza (Prefeitura) ou na Câmara de Vereadores da capital baiana. De acordo com informações da pasta, os agentes de limpeza urbana retiraram 125 toneladas de papel em forma de panfletos de diversos tamanhos, adesivos e afins. Há quatro anos, o órgão foi responsável pela coleta de 80 toneladas de material eleitoral das ruas da cidade.
O trabalho teve início às 17h de domingo (2) e prosseguiu pela noite e madrugada desta segunda-feira (3). A operação contou com a participação de mais de dois mil agentes municipais de limpeza, 64 caminhões compactadores e 30 caçambas, e foi finalizada pela manhã, com os últimos veículos lotados de material descartado retirado das ruas na região do Subúrbio Ferroviário.
Outros serviços – Além da coleta de lixo, outras ações foram realizadas neste final de semana de eleições municipais. A operação da Transalvador foi intensificada nas imediações dos colégios eleitorais com maior fluxo de pessoas, para coibir estacionamento em locais proibidos e em fila dupla - fatores que prejudicam a fluidez do tráfego -, além de auxiliar a travessia de pedestres. As regiões de Brotas, nas imediações dos colégios Luiz Viana e Góes Calmon, a Estrada das Barreiras e a Rua Silveira Martins, no Cabula, além do Vale do Canela e da Liberdade foram exemplos de locais onde a Transalvador reforçou suas ações. Não houve ocorrências relevantes, segundo o órgão.
Outro serviço que foi intensificado no domingo foi o de transporte público, com um aumento da oferta de coletivos em toda a cidade. A Guarda Civil Municipal manteve um efetivo de 250 homens nas ruas da capital baiana durante todo o domingo eleitoral, realizando a segurança do patrimônio público e garantindo apoio às ações de outros órgãos municipais. De acordo com informações da autarquia, nenhuma ocorrência foi registrada no período.