Projeto pretende motivar a elaboração de projetos que promovam a melhoria da mobilidade e a redução de acidentes no trânsito
Agecom , Salvador |
02/09/2016 às 18:06
Aconteceu nesta sexta, 2
Foto: Jefferson Peixoto
A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) realizou nesta semana mais uma edição do projeto de visita técnica ao órgão com alunos de instituições de nível superior, públicas e privadas. A ação visa dialogar com as universidades para fomentar atividades de pesquisa e iniciação científica baseando-se nas experiências em mobilidade da cidade para a elaboração de projetos que possam contribuir na redução de acidentes de trânsito. Nesta edição, foram recebidos pouco mais de vinte alunos de períodos diversos cursando Bacharelado em Urbanismo na Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
De acordo com a titular da Gerência de Educação para o Trânsito da autarquia (Gedut), Mirian Bastos, a ação contribui para a mudança de comportamento no trânsito e tem efeitos diretos na mobilidade da cidade. “Aqui nós orientamos para que as universidades elaborem projetos que possam impactar na redução de acidentes de trânsito. Os alunos passam por uma aula teórica e, em seguida, para a parte prática, onde eles verificam o monitoramento do trânsito através do Núcleo de operações Assistidas (NOA)”, explicou a gerente. Bastos também destacou que a experiência tem sido enriquecedora tanto para os alunos quanto para a autarquia, e que já há uma grande procura das universidades para participar do projeto.
Estudante do nono período, João Henrique Feitosa, afirmou que a possibilidade de conhecer mais a fundo o trabalho do órgão possibilita uma visão holística sobre a cidade e impacta positivamente na construção de novos projetos para Salvador. “Aqui nós acabamos trabalhando tanto com o planejamento quanto com a fiscalização. Participar de momentos como esse com a presença de profissionais importantes do órgão, nos mostrando um pouco de como é a operação no cotidiano, faz com que a gente planeje modelos que possam ter maior eficácia, lembrando sempre que o projeto também precisa ser pensado em termos de fiscalização”, finalizou.
Dentre os conteúdos abordados no encontro estão os temas: planejamento estratégico, processo de metodologia e aplicação de multas, educação para o trânsito e fiscalização. A próxima visita ao órgão, programada para próxima quinta-feira (8), será com alunos do programa de Mestrado da Universidade Salvador (Unifacs). Todos os alunos participantes recebem um certificado da visita e são acompanhados por educadores das universidades. As instituições de ensino técnico ou superior interessadas em agendar a visita de seus alunos devem entrar em contato com a autarquia através do telefone 3202-9139.