Salvador

Prefeitura constrói conjunto habitacional na Baixa Fria c 230 unidades

Até final de agosto fica tudo pronto
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/07/2016 às 20:05
Obras em São Marcos passam por vistoria da Prefeitura
Foto: Valter Pontes
O bairro de São Marcos vai receber, em breve, mais três intervenções que estão sendo realizadas pela Prefeitura nas áreas de infraestrutura, educação e lazer. O andamento das obras foi acompanhado nesta quarta-feira (14) pelo prefeito ACM Neto, secretários, gestores municipais e lideranças comunitárias. A primeira obra vistoriada foi o Conjunto Habitacional da Baixa Fria, na Rua João Melo Santos, que conta com investimento de R$18 milhões nas 230 unidades habitacionais que estão sendo construídas sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec).
 
A previsão é de que as casas, que estão 95% concluídas, fiquem totalmente prontas até o final de agosto. Neste momento, faltam apenas a implementação dos sistemas de água, esgoto e energia do espaço. As casas serão destinadas às famílias moradoras da localidade da Baixa Fria, que atualmente vivem em condições insalubres às margens do córrego que corta a região. Algumas delas conversaram hoje com o prefeito. O cadastramento das famílias foi realizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps).
 
Educação - Em seguida, ACM Neto avaliou o andamento da construção da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo de São Marcos, localizada na Rua Djalma Santos e que, de acordo com estimativa da Secretaria Municipal da Educação (Smed), está previsto para ser entregue no próximo dia 25. A unidade de ensino, assim como as demais, tem capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos cada. As estruturas, padrão em todas as 39 a serem implantadas em diversos pontos da cidade, têm 783m² de área construída e são compostas por 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens.
 
As novas Creches e Pré-Escolas Primeiro Passo integram o Programa Combinado, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na Educação Infantil até o final de 2016. Com a ampliação, o segmento contará com um total de 40.379 vagas, sendo 25% delas na região do Subúrbio Ferroviário. O investimento total é de R$100 milhões e todas essas unidades são fruto da parceria entre a Prefeitura e os shoppings da capital baiana.
 
Lazer – A programação de vistorias foi finalizada com a praça que está sendo construída pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) na Rua Pituaçu. O espaço, com 240m², foi mais um pedido dos moradores da região, pois o local antes era utilizado como depósito de lixo e entulho. A área passará a contar com bancos de concreto modular antivandalismo, mesas, parque infantil, acessibilidade, academia de saúde, academia de ginástica, paisagismo e iluminação cênica. Até o final de 2016, o município deve receber 200 novas praças e espaços de lazer e convivência.