Mais de 500 pessoas compareceram na manhã desta segunda-feira (4) à quinta edição do SineBahia Móvel especial Quadro de Empregos, ocorrida no bairro de Mussurunga. A maior parte delas foi formada por trabalhadores que buscaram atendimento no stand do SineBahia, através do serviço de Intermediação para o Trabalho que disponibilizou mais de 100 oportunidades de emprego e atendeu a 300 profissionais.
Mais de 80 pessoas foram encaminhadas para processos seletivos. Foi o caso de Janete Gomes, 49 anos. "Creio que consegui na ação o que queria. Fui encaminhada para uma entrevista de emprego e estou superanimada, principalmente depois de ter recebido a orientação do SineBahia, que me deixou ainda mais preparada", comenta a trabalhadora, referindo-se à palestra ministrada por Saionara França, membro do Serviço de Psicologia do SineBahia, que deu dicas sobre preparação de currículo e comportamento.
Dentre as vagas ofertadas destacam-se: conferente de carga e descarga; vendedor; auxiliar administrativo; auxiliar de cozinha e supervisor de vendas. "Gostei muito da iniciativa, o que mais me chamou atenção foi a forma como fomos tratados. A equipe foi atenciosa, o atendimento rápido e ainda consegui uma Carta de Encaminhamento", comemora Jailton Pereira, 37 anos, morador de Itapuã, que fui até Mussurunga para aproveitar o quadro.
O gerente da Unidade Central do SineBahia, Helber Pacheco, esteve no local e comentou sobre a ação: "oferecemos na ação diversas oportunidades, tanto para trabalhadores com experiência, como para aqueles que buscam seu primeiro emprego. Também contemplamos as pessoas com variados níveis de formação acadêmica. O SineBahia atua na manutenção da motivação do trabalhador, seja através de orientações, seja através de encaminhamento para as vagas", explica.
QUADRO DE EMPREGOS
A ação é realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) - através do SineBahia -, a TV Bahia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional (Senac) e o Sebrae.
A iniciativa é considerada pela secretaria como uma edição especial do projeto SineBahia Móvel, pois o órgão já realiza ações itinerantes de atendimento à comunidade, porém esta conta com mais parceiros e maior estrutura.
As outras quatro edições de 2016 também apresentaram bons resultados e contemplaram os trabalhadores de Lauro de Freitas, Periperi, Cajazeiras X e Liberdade, nos meses de fevereiro, março, abril e maio, respectivamente.
Em agosto, acontecerá a última edição do projeto neste ano, com local ainda a ser definido. Mais de 1,5 mil pessoas foram atendidas em 2016 nos diversos serviços ofertados pelos realizadores, com destaque para Intermediação para o Trabalho, inscrição em cursos e palestras e solicitação de emissão de Carteira do Trabalho e Previdência Social. Todos os serviços são gratuitos e buscam contribuir para o desenvolvimento profissional das comunidades visitadas.