Salvador

Inauguradas melhorias na Avenida Orlando Gomes ligação Paralela-Orla

Solenidade contou com a presença do governador Rui Costa. Com informações da Secom.
Secom , Salvador | 05/06/2016 às 11:34
Faixas de tráfego de veiculos foram duplicadas
Foto: Secom
 Depois de investimentos de R$ 160 milhões do Governo do Estado, a avenida Orlando Gomes foi entregue oficialmente neste  domingo (5), pelo governador Rui Costa, com direito a programação especial. A intervenção faz parte das obras de mobilidade urbana que o poder estadual tem realizado para melhorar não apenas a fluidez do tráfego, mas também a qualidade de vida  do baiano.

  Após descerrar a placa de inauguração, Rui destacou quais serão os próximos passos para mudar a mobilidade urbana de Salvador. "Essa é a primeira etapa de um plano que, junto com a avenida 29 de Março, vai ligar a Orla Atlântica até o Subúrbio Ferroviário,  passando por quatro estações de metrô. Estamos integrando as diferentes áreas da cidade e vamos completar esse plano com o VLT do Subúrbio. Com muito orgulho, como baiano que sou, sei que a capital terá o melhor plano de mobilidade do País. Portanto, nós podemos  ter orgulho da infraestrutura que estamos construindo na primeira capital do País e que será a melhor em integração nos próximos anos", afirmou Rui.

O governador também participou do passeio ciclístico que deu início às atividades do evento 'Viva Bahia, um Dia de Lazer'. Para marcar a inauguração da avenida, diversas atividades de lazer são promovidas para todas as idades, além de serviços para população  do entorno da Orlando Gomes. A programação inclui show do cantor Magary Lord, aulão de ginástica, atividades infantis e ações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Móvel. 


Intervenções 

Importante corredor de tráfego da cidade, os 3,5 quilômetros da avenida Orlando Gomes, que ligam a orla de Piatã à avenida Paralela, foram duplicados e passam a ter três faixas em cada sentido, uma delas preferencial para transporte público. Para dar mais  fluidez ao trânsito foi necessária a construção de uma ponte e dois viadutos. 

As calçadas, além de ficarem mais largas, ganharam piso tátil, o que permite a locomoção e segurança de pessoas com necessidades especiais. Já a ciclovia ao longo de toda extensão da avenida permite o trânsito livre dos ciclistas durante todo o dia. Intervenções  de paisagismo no canteiro central, iluminação, sinalização vertical e horizontal também fazem parte do conjunto de melhorias da nova avenida. 



Executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), as mudanças na mobilidade urbana de Salvador melhoram o acesso aos bairros da região e ainda estimulam o surgimento de novos mercados e oportunidades de negócios.