Proposição da vereadora Vânia Galvão
LB , Salvador |
28/04/2016 às 15:41
Nome do circuito Barra passaria a ser Daniela Mercury
Foto: DIV
A Câmara Municipal de Salvador aprovou na sessão desta quarta-feira, dia 27, projeto da líder do PT e presidente da Comissão de Reparação da Casa, Vânia Galvão, que indica ao prefeito ACM Neto a substituição da denominação do Circuito de Carnaval Dodô (Barra/Ondina) para Daniela Mercury; e Osmar (Campo Grande) para Dodô e Osmar. Também foram aprovados os projetos da vereadora que indicam ao prefeito e ao governador Rui Costa a elaboração de estudos para implementar programas de capacitação profissional para mulheres negras atuarem como empreendedoras no mercado turístico; e para a implantação de uma praça inclusiva na Avenida Ademar de Barros.
Os projetos aprovados serão submetidos à apreciação dos respectivos poderes Executivos que deverão acatar ou não as indicações. Segundo a legisladora, a praça inclusiva deverá ser implantada no espaço entre a portaria principal da UFBA e entrada do Jardim Zoológico, destinada a pessoas com deficiências, tais como crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). "Nossas iniciativas representam políticas afirmativas que propõem igualdade de gênero e racial, e contemplam também pessoas com deficiências", explica Vânia.
Conforme observa, a indicação de nova nomeação para o circuito Barra/Ondina, além ser uma homenagem à artista, é uma forma de empoderamento feminino no Carnaval. "Daniela foi de fato a criadora do circuito, nada mais que justo marcá-la na nossa história; além disso, as cantoras são os grandes símbolos da nossa folia, então na figura da Rainha do Axé estamos afirmando nosso papel ativo na maior festa popular do planeta, e não apenas como artistas, mas como profissionais que atuam em todas os setores do evento", atesta a líder. "Também sabemos que as mulheres negras têm as piores colocações no mercado de trabalho; é necessário buscarmos soluções reparatórias", atesta Vânia Galvão.