Salvador

GOVERNO reprograma obras no ZOO com parque funcionando ao público

Obras no Zoo por seis meses com equipamento fechado prejudicaria familias que vivem dele
Secom e Redação , Salvador | 02/04/2016 às 18:35
Zoológico de Salvador está funcionando
Foto: Alberto Coutinho
O Parque Zoobotânico de Salvador, localizado no bairro de Ondina, foi reaberto neste sábado (2) após permanecer uma semana fechado. A decisão foi tomada pelo governador Rui Costa em reunião com o secretário  estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler. Ficou estabelecido novo cronograma para as intervenções no equipamento nos próximos meses. 

Com o fechamento do Zoo por um período de 6 meses, como estava previsto para a realização de todas as obras, aproximadamente 150 pessoas que atuam como vendedores ambulantes nas cercanias seriam prejudicadas. Agora, a Secretaria analisa como fazer parte das obras com o Zoo funcionando.

Danilo Costa, 33 anos, a esposa e quatro filhos visitaram o Zoológico neste sábado. “É uma oportunidade para eles verem de perto os animais que conhecem só pela televisão, saberem do que se alimentam e terem contato com a natureza”.  Daniel, 7 anos, o mais velho disse que gostou da onça. “É grande e bonita”.

Outro visitante, Marcos Roberto dos Santos, de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, levou dois filhos, a mulher e a sogra para passearem no Zoológico. “Sempre que viemos a Salvador, trazemos [eles] aqui. É um espaço interessante.
 Hoje as crianças não têm tanto contato com os animais, e aqui elas conhecem um habitat próximo e com segurança, onde os bichos vivem”.

O Parque Zoobotânico tem atualmente mais de 1.600 animais de 158 espécies distribuídos numa área aproximada de 250 mil metros quadrados. Para as intervenções no Zoológico será feita licitação para o uso comercial de lanchonetes
 e restaurantes dentro do Zoo. As melhorias também incluem reforma dos banheiros, desentupimento de calhas, manutenção dos recintos dos animais, limpeza da área de circulação do público, entre outras ações para garantir mais segurança e conforto aos visitantes.