Com a proposta de incorporar áreas de lazer aos centros urbanos, a Prefeitura, através da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), implantou hoje (11) a primeira estrutura Parklet da cidade. O equipamento, confeccionado em madeira, foi instalado na Rua Frederico Simões, em frente ao Edifico Advanced Trade, no Caminho das Árvores. O Parklet segue a tendência de outras metrópoles brasileiras como São Paulo, que é líder nesse seguimento e dispõe de 34 estruturas espalhadas pela cidade.
O equipamento, que tem a medida aproximada a duas vagas de estacionamento para carros, dispõe de três lugares para bicicleta, pontos de energia elétrica para recarga de celulares ou conexão de outros aparelhos eletrônicos e uma minibiblioteca colaborativa, onde qualquer cidadão pode consultar livros, levá-los para casa ou fazer doações. Também foram priorizadas na estrutura o paisagismo, através de plantas ornamentais e coqueiros, e iluminação diferenciada para o uso noturno.
Novas estruturas semelhantes já estão em fase de planejamento e os locais que receberão os novos Parklets ainda serão definidos. Para a limpeza manutenção do equipamento, comerciantes e moradores locais vão atuar como parceiros de adoção. “Eu me dispus a regar as plantas todos os dias pela manhã. Hoje mesmo eu e uma moça limpamos toda a estrutura para que as pessoas que passassem já pudessem se interessar e usar. Se não houver cooperação dos indivíduos, não existe comunidade”, frisou o comerciante George Evandro Dias, proprietário de uma barraca de alimentos na rua.