Salvador

Governador participa de aula inaugural na Escola Carneiro Ribeiro

Aconteceu nesta quarta-feira
SME , da redação em Salvador | 17/02/2016 às 14:32
Exaltação a Bahia e ao Brasil
Foto: SME
Com muita música, canto e dança, os estudantes se apresentaram na aula inaugural na rede estadual de ensino, nesta quarta-feira (17), no auditório do Centro Educacional  Carneiro Ribeiro – Escola Parque, em Salvador. A atividade contou com as presenças do governador Rui Costa, dos secretários estaduais Osvaldo Barreto, da Educação; Jorge Portugal, de Cultura; André Curvelo, de Comunicação; Olívia Santana, de Políticas para as Mulheres; Lúcia Barbosa; de Promoção da Igualdade Racial;  Fábio Vilas-Boas, da Saúde e do diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) Flávio Gonçalves.

Ao dar as boas-vindas aos estudantes, o governador Rui Costa falou sobre a ação de valorização da escola pública. Ele citou que já visitou 152 escolas públicas desde  o início do governo, reafirmando que a Educação é prioridade da sua gestão. “Faço uma peregrinação pelas escolas da rede estadual porque tenho um compromisso com a escola pública, para que nossos estudantes, a maioria jovens de famílias simples, tenham a oportunidade
 de sonhar e construir um futuro”, afirmou o governador. 


Rui Costa lembrou que sempre estudou na escola pública e falou de diferentes ações desenvolvidas com o programa Educar para Transformar pela melhoria da qualidade  da educação. Citou a implantação, a partir deste ano, de cineclubes nas escolas para incentivar, ainda mais, a produção audiovisual estudantil. Além disso, reforçou o convite para que todos se unam pela melhoria da educação e pela valorização da escola pública.
 “Eu tenho muito orgulho da escola pública, de onde eu vim. A escola pública é a base de uma sociedade democrática”.

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, destacou que o programa Educar para Transformar tem fortalecido a escola pública e promovido o protagonismo juvenil,  por meio de projetos de artes, esporte, ciência e cultura, e, também, por meio da eleição de líderes de classe. O secretário falou, ainda, do valor da escola pública. “A escola não é só um espaço físico, é um espaço onde temos muito do que aprender e ensinar,
 inclusive, a partir das relações sociais com os professores e os colegas, nas quais temos direitos e deveres”, afirmou. Ele ressaltou que “a educação é a única via para se trilhar o caminho da cidadania plena e, para isso, é fundamental o protagonismo dos estudantes e a participação das famílias na vida escolar dos seus filhos”.