Salvador

CONSCIENTIIZAR MOTORISTAS: Operação Volta às Aulas segue até o dia 26

Objetivo é conscientizar condutores e estudantes sobre como se comportar no trânsito
Agecom , Salvador | 15/02/2016 às 21:51
Volta as aulas com monitoramento
Foto: Bruno Concha
O ano letivo começou. E com ele o fluxo no trânsito é alterado e congestionamentos podem se formar. Para minimizar os impactos, a Transalvador, em parceria com a Secretaria de Mobilidade (Semob), Guarda Municipal e seguradora Porto Seguro, realiza a Operação Volta às Aulas, que foi iniciada nesta segunda-feira (15) e segue até o próximo dia 26. O objetivo é promover orientações de comportamento adequado no trânsito para pais, alunos e condutores de transportes escolares nas vias de entorno das instituições. As ações acontecem das 11h às 14h.

O projeto faz parte de um programa maior que seguirá durante o ano todo chamado “Crianças condutoras do futuro”, com ações de conscientização feitas dentro das escolas, por meio de palestras, seminários e materiais de comunicação. A intenção é formar condutores prudentes, responsáveis e gentis. 

Foram escolhidos pontos estratégicos, eleitos por mapeamento técnico realizado por equipes da Transalvador, que representam gargalos no trânsito e considerados polos geradores de congestionamento. A intervenção é feita no entorno dos colégios Sartre COC, Girassol, Integral, Salesiano, Gurilândia, Maristas, Dom Bosco, Anchieta, Antônio Vieira e Módulo.

“Este é um grande projeto pedagógico que pretende educar futuros condutores e aqueles que já interagem no trânsito, como pais e motoristas de transporte escolar. Esta é uma etapa de conscientização para o respeito à legislação e legalização de transportes escolares. Na próxima fase, a conduta será fiscalizatória para cumprimento das regras”, explicou Miriam Bastos, gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador.

São 12 educadores e agentes de trânsito trabalhando nas ações de abordagem e orientação pedagógica, com panfletos e ordenamento do fluxo de veículos. As escolas interessadas em receber os agentes educadores da Transalvador nas suas unidades devem ligar, a partir da segunda-feira (15), para os números 3202-9139, 3202-9063 ou 3202-9163 para agendar a visita.