Uma obra com recursos da Prefeitura
Agecom , Salvador |
26/01/2016 às 15:42
Ligação bairro a bairro
Foto: Valter Pontes
A PMS inaugurou a abertura da ligação viária entre Cajazeiras 10 e 5, uma antiga reivindicação dos moradores da região e que, em conjunto com outras iniciativas da Prefeitura, vai dar mais mobilidade a quem vive na localidade. Com cerca de um quilômetro de extensão e início entre a 13ª Delegacia de Polícia e o Mercado Municipal, a nova via, que tem sentido único em direção a 5, irá reduzir o tempo de viagem de quem utiliza transporte particular ou privado em até 70%, ajudando a desafogar o tráfego em Cajazeiras 8, onde está a Rótula da Feirinha, o principal gargalo no trânsito na região.
"Para enfrentar o problema da mobilidade aqui nessa região paramos, estudamos e planejamos. Primeiro entregamos o Mercado Municipal, que funciona aqui em Cajazeiras 10, retirando os feirantes que ficavam na Rótula da Feirinha e melhorando o fluxo viário em toda essa localidade. Fizemos isso dando condições mais dignas de trabalho a essas pessoas. E hoje estamos entregando essa nova ligação, promovendo mudanças que no início poderão gerar um pouco de confusão, mas que logo vão se mostrar extremamente positivas", disse o prefeito ACM Neto na solenidade de inauguração da avenida, chamada de Jorge Calmon, em homenagem ao jornalista baiano.
Estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita Célia Sacramento, o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, o filho do homenageado, Jorge Calmon Filho, o jornalista e articulista político Samuel Celestino, o diretor-geral do jornal A Tarde, André Blumberg, além de deputados federais e estaduais, vereadores, dirigentes de órgãos públicos municipais, profissionais de comunicação, lideranças comunitárias e moradores de Cajazeiras. Durante o evento, o prefeito, que completa hoje 37 anos e estava ao lado das filhas Lívia e Marcela, ganhou um bolo de presente de moradores e lideranças de Cajazeiras, com direito a palmas e música de aniversário.
Realizada em uma das poucas áreas de vale desabitadas do bairro, as intervenções, que duraram nove meses, contemplaram terraplanagem, contenção de talude, pavimentação asfáltica, construção de meio-fio e passeios, sistema de drenagem, paisagismo e iluminação. Os passeios da nova via têm dois metros de largura em toda a extensão. Além disso, três novos pontos de ônibus, com suas respectivas baias, foram entregues à população. O investimento total foi de R$10 milhões.
Com a nova via, a ladeira de acesso a Cajazeiras 8 passará a funcionar em sentido único de entrada para o bairro. A ligação Cajazeiras 5 a 10 servirá de opção para os motoristas que pretendem seguir rumo à BR-324 e Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela. ACM Neto lembrou que, além das intervenções para desafogar a Rótula da Feirinha, a mobilidade na região vai melhorar ainda mais com a entrega das obras de ligação entre Cajazeiras e a BR-324, no valor de R$60 milhões, que serão concluídas até abril deste ano. Essa é a maior obra da área de mobilidade em execução pela administração municipal.