Veja os comentários da Arquidiocese
Pascom , Salvador |
21/01/2016 às 19:06
Dia 25 de janeiro foi instituído pela Igreja como o dia de dar graças a Deus pela conversão de São Paulo, Apóstolo. O santo foi o maior propagador do cristianismo, depois de Cristo. Antes de se converter ao cristianismo, era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém.
Nasceu em Tarso, era judeu e cidadão romano. Um dia, enquanto perseguia cristãos, a caminho de Damasco, teve uma visão de Jesus envolto em uma luz incandescente que o cegou durante três dias. Desde então mudou a sua vida e começou a multiplicar o evangelho de Jesus e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição.
Duas festas litúrgicas foram criadas em homenagem a São Paulo. A primeira em 25 de janeiro, para lembrar a conversão do apóstolo, e a segunda, lembrando o seu martírio, em 29 de junho, juntamente com a do apóstolo São Pedro.
Na Arquidiocese de Salvador, três paróquias celebram o padroeiro no dia 25 de janeiro e seguem uma programação especial.
Paróquia Conversão de São Paulo
Com o tema A Misericórdia reaviva as famílias a paróquia Conversão de São Paulo (Rua Melo Moraes Filho, 130 - Fazenda Grande do Retiro), celebra a festa do seu padroeiro. O novenário se iniciou dia 15 de janeiro e seguirá até o dia 23, sempre às 19h. No dia festivo(25) acontecerá a Celebração Solene presidida por Dom Murilo Krieger, às 19h.
Paróquia São Paulo Apóstolo
A paróquia São Paulo Apóstolo (Jardim Eldorado, 01 – IAPI) começou o novenário que leva o tema Chamados a viver de Misericórdia, no dia 16 de janeiro, e vai até o dia 24, sempre às 19h30. Apenas no domingo(24), haverá também celebração às 7h, seguida de procissão pelas ruas do bairro. No dia festivo (25) a Missa Solene será presidida por padre Valson Santos Sandes.
Paróquia São Paulo Missionário
Guiado pelo tema Sede meus imitadores, como sou de Cristo, o novenário na paróquia São Paulo Missionário (Estrada do Coqueiro Grande, 1210 - Fazenda Grande II), terá início no dia 22 de janeiro e seguirá até o dia 30, sempre às 19h30. Na abertura da novena (22), Dom Marco Eugênio, bispo auxiliar de Salvador, presidirá a celebração.
Dentro da programação, além do novenário, no domingo(24), haverá a oração das Laudes às 7h30 e às 8h carreata de anúncio. No sábado(30), haverá ofício de Nossa Senhora às 7h e Tarde de Louvor, às 14h, animada pelas bandas Estrada Iluminada e Ministério Ramon Brito.
Já no dia festivo(31), haverá alvorada às 5h, oração das laudes às 7h, seguida de café partilhado e Adoração ao Santíssimo. Às 15h acontece a procissão, saindo de Mangabeira até a Matriz. Às 17h será realizada a Celebração Solene, presidida também por Dom Marco Eugênio.