A Tenda Ambiental, do Instituto Maré Global (IMG), foi montada nesta quinta-feira (19), na localidade de Praia Grande, em Ilha de Maré. O projeto se estende até amanhã (20/11) e é realizado em parceria com o Programa Maré Boa, da Braskem. O objetivo é dar continuidade às ações de educação ambiental e sustentabilidade que a entidade já realiza na Ilha, além da valorizar a identidade local.
“Os moradores da Ilha de Maré possuem bens imateriais intrínsecos à formação da sua própria identidade. Toda essa riqueza cultural precisa ser resgatada”, afirmou Karina Martins, representante do IMG. Nesta sexta-feira, o projeto se engaja à 5ª Caminhada da Consciência Negra, reforçando a importância da preservação da cultura e identidade locais.
O IMG fará uma homenagem a Henrietta Lacks, heroína negra não celebrada pela ciência. Nascida em Virgínia, nos Estados Unidos, na década de 1920, a descendente de escravos foi diagnosticada com câncer de colo de útero e, como era comum à época, acabou sendo utilizada como cobaia para a pesquisa científica.Suas células foram coletadas sem consentimento e acabou-se descobrindo serem “imortais” e até hoje são estudadas e deram condições a várias descobertas da Medicina.
Monitoramento
O líder comunitário Renato Neves falou sobre a importância do projeto, que traz informações técnicas para os pescadores e marisqueiras da ilha, garantindo a sustentabilidade das ações, além do monitoramento da qualidade da vida marinha. “O projeto tem nos ajudado, inclusive, no reconhecimento dos direitos de quem sempre viveu da pesca e que tem uma preocupação natural com a manutenção da v
A moradora de Santana, Lorena de Carvalho, de 22 anos, que trabalha na tenda com a equipe do IMG, pontua sobre a importância do projeto socioambiental na Ilha de Maré. “Alguns moradores da comunidade não valorizam o seu próprio trabalho. É necessário que saibam a sua importância e valorizem a sua identidade”. Crianças e adolescentes da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias estiveram presentes nas atividades lúdicas e educativas oferecidas na tenda, além de exposições fotográficas abordando o dia a dia das comunidades da região.
“Minha mãe e avó são marisqueiras e meu pai e avô são pescadores, e ver que o trabalho deles está sendo valorizado é um orgulho enorme”, disse a estudante Renata Moreira, de 10 anos. A tenda ambiental permanece em Praia Grande até amanhã (20/11), das 9h às 16h, com atividades voltadas para o Dia da Consciência Negra, com a participação de grupos culturais da região. Depois disso, a Tenda Ambiental aportará nas localidades de Santana, Botelho e Itamoabo.
Maré Boa
O Programa Maré Boa foi criado pela Braskem e tem como objetivo desenvolver ações socioambientais nas localidades litorâneas e apoiar atividades comunitárias. O projeto foi lançado durante a Ação Cívico Ambiental (ACISO), realizada pela Marinha, com apoio da Braskem e da Prefeitura Municipal de Salvador, em Botelho, na Ilha de Maré na primeira semana de novembro, levando atendimento médico e odontológico para as comunidades, além de ações de educação ambiental e de cidadania.