Salvador

Prefeitura é transferida para região de Itapuã nesta quinta (19)

Cerimônia contará com a presença de secretários, gestores e técnicos municipais, acontecerá na Rua Eduardo Campos
AGECOM , Salvador | 18/11/2015 às 18:13
Praça da Matriz
Foto: Henrique Pinheiro
A região administrativa de Itapuã/Ipitanga será palco de mais uma edição do Gabinete da Prefeitura em Ação, a ser realizado durante toda esta quinta-feira (19), com uma série de inaugurações e ações municipais, além de feira de serviços gratuita para a população. O ponto de partida será dado às 9h, quando o prefeito ACM Neto assinará dois documentos: o decreto que transfere a estrutura da administração municipal para a área e a ordem de serviço para início imediato das obras de reforma em 300 casas na Boca do Rio, dentro do programa Morar Melhor. A cerimônia, que contará com a presença de secretários, gestores e técnicos municipais, acontecerá na Rua Eduardo Campos (em frente à lanchonete Top Lanches).

Em seguida, às 10h30, será realizada a inauguração da Praça da Paz Celestial, no Bairro da Paz. Às 11h30, é a vez da reinauguração da Escola Municipal Professor João Fernandes da Cunha, no Parque São Cristóvão. Na parte da tarde, às 14h, será realizado o lançamento da creche e pré-escola do programa Primeiro Passo em São Cristóvão e, no mesmo bairro, às 15h, vai ser a vez da reinauguração da Escola Municipal Pedro Veloso Gordilho. 

Às 16h, acontece a reinauguração da Escola Padre Manoel Correia de Souza, em Mussurunga 1, e reunião com o Conselho Comunitário e secretários. Em Mussurunga 2, às 17h, serão entregues à população a Praça Maestro Durval e o Campo de Futebol do Setor J. A programação será encerrada às 18h, com a inauguração da Praça da Matriz, em São Cristóvão, e o lançamento da ordem de serviço das obras do Salvador Bairro a Bairro.

Esta é a sexta edição do Gabinete da Prefeitura em Ação, que já foi realizado nas regiões administrativas do Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Cidade Baixa. Somente na região de Itapuã, desde 2013, já foram investidos R$172 milhões em ações de infraestrutura urbana, a exemplo de reforma e construção de unidades de ensino e de saúde, recuperação de praças e campos, repavimentação asfáltica, nova iluminação pública e, mais recentemente, a requalificação das orlas de Itapuã e Piatã.

Feira de Serviços – Além das entregas e anúncios de obras, o Gabinete da Prefeitura em Ação também contará com uma feira de serviços gratuita para a população, envolvendo diversos órgãos municipais e que funcionará das 8h às 16h, na praça do canteiro central do Imbuí. Dentre os serviços está o trailer da Defesa Civil de Salvador (Codesal) para receber solicitações e consultar vistorias, além de entregar informativos sobre prevenções para o período das chuvas.

A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) estará presente com o Balcão da Cidadania, para orientação sobre os direitos dos consumidores, assim como a Ouvidoria Móvel, para registro de solicitações, críticas, elogios e sugestões dos cidadãos. A Fundação Gregório de Mattos (FGM) levará o Cinema na Praça, com exibição de filme gratuito voltado para todas as idades.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também estará presente com promoção de exames gratuitos, atendimento médico, avaliação nutricional, aferição da pressão e glicemia, saúde bucal, vacinação contra a gripe, orientação para prevenção do câncer de mama, orientação para a saúde do homem. A ONG Parque Social disponibilizará dois ônibus adaptados: o Coletivo Digital, com atividades focadas na capacitação digital através da elaboração de currículos, e o Coletivo Literário, que oferecerá atividades lúdicas como teatro de fantoches e contação de histórias, entre outras.

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) vai oferecer à comunidade a oportunidade de fazer o cadastro e obter informações sobre o Bolsa Família e orientações sobre mercado de trabalho por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm). Também estarão presentes as equipes técnicas dos centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Especializado em Assistência Social (Creas), além da Coordenação de Segurança Alimentar (Cosan), que vão orientar os visitantes sobre as ações voltadas a promoção da cidadania.