Salvador

Prefeitura instala 80 mictórios públicos em diferentes pontos de SSA

A iniciativa visa evitar que as pessoas urinem em logradouros públicos
AGECOM , Salvador | 10/11/2015 às 19:20
Mictório Boa Viagem
Foto: Henrique Pinheiro

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Semop), já instalou 80 mictórios públicos destinados ao uso exclusivamente masculino em quatro pontos da cidade. O novo modelo é utilizado nas grandes metrópole de países como a França, Inglaterra, Alemanha e Holanda. No Brasil, o mictório é uma alternativa adotada pela cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa visa evitar que as pessoas urinem em logradouros públicos.

De acordo com a titular da Semop, Rosemma Maluf, os novos equipamentos ainda passam por fase de adaptação, e devem ser instalados de forma gradativa em locais mais reservados. “Estamos buscando novas alternativas para ampliar o número de sanitários públicos em Salvador, trazendo esse novo modelo que é utilizado em outras partes do mundo. A ideia é instalá-los em locais discretos, de grande fluxo, a exemplo das praias e pontos turísticos, onde possam ser utilizados de forma harmônica nos espaços públicos. Esses sanitários já foram utilizados no Carnaval e a proposta é trazer para o dia a dia da cidade”.

Com as novas instalações, Salvador passa a contar com um total de 228 sanitários químicos e 80 mictórios. A instalação, administração e limpeza dos equipamentos é de responsabilidade da empresa Star Ambiental.

Entre os pontos que já podem ser encontrados os mictórios múltiplos estão as praias de Piatã, Itapuã, Largo da Madragoa e Boa Viagem.

Na região do Centro Histórico, nas proximidades da Praça da Sé, serão instalados quatro novos sanitários químicos fixos, além dos provisórios colocados em dias de festividade. Os tradicionais sanitários públicos também serão instalados em locais como Ribeira, Penha, Boa Viagem, Calçada, Comércio (Praça da Mão), Barra, Ondina, Pituba, Jaguaribe, Abaeté, Itapuã, Stella Mares e Praia do Flamengo.