Aproximar e fortalecer a relação da educação com a cultura. Este é o objetivo do IX Encontro de Coordenadores e Profissionais de Educação, que traz como tema de 2015 ‘Ensinar os simples: uma ação de misericórdia - Educação na Santa Casa’. O evento gratuito e voltado para profissionais da área da educação acontece nessa quinta, 29,no Museu da Misericórdia, e será marcado por uma série de palestras de cunho educacional, das 9h às 16h. Os interessados podem se inscrever até esta terça, 27, através do e-mail:lucia.barbara@santacasaba.com.br. As vagas são limitadas.
A principal palestra do dia, ‘A Santa Casa e ação educativa – contextualizando o ontem’, será ministrada por Ângela Santana, doutora em educação pela UFBA, professora adjunta da UEFS e autora do livro Santa Casa de Misericórdia da Bahia e sua prática educativa - 1862-1934, das 9h40 às 10h20. Ainda na programação serão abordados temas como ‘Ação educativa na prática’, com um representante da área de Ação Social da Santa Casa, e ‘Diálogo museal – setor socioeducativo do Museu da Misericórdia’, com a pedagoga Lúcia Valdirene.
“Desde que foi fundado em 2006, observamos que o Museu da Misericórdia era bastante visitado com um caráter de passeio. Mas, na verdade, o local tem um potencial enorme na questão socioeducativa”, explica Lúcia Bárbara, pedagoga do Museu da Misericórdia e organizadora do evento. “Desta forma, o evento foi criado para mostrar essa riqueza que vai muito além de um espaço de distração, sendo também uma grande instituição que contribui para a formação da sociedade”, conclui.
Na parte da tarde, das 13h30 às 15h30, os participantes seguirão para uma visita ao Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Misericórdia, localizado no Bairro da Paz e mantido pela Santa Casa da Bahia.
Sobre o Museu da Misericórdia:
Situado no edifício cuja construção data do ano de 1697 e que já abrigou o Hospital e a Administração Central da Santa Casa, o Museu da Misericórdia foi inaugurado em 2006. Agregou ainda mais valor ao panorama artístico do Centro Histórico de Salvador – um dos principais pontos turísticos da cidade – e tornou-se um dos espaços culturais mais visitados da Bahia. Seu acervo conta com 3.874 peças, seculares e contemporâneas, classificadas em diversas categorias: alfaias, mobiliário, imaginária, paramentos etc.
Serviço
O que: IX Encontro de Coordenadores e Profissionais de Educação
Quando: 29 de outubro, das 9h às 16h
Onde: Igreja da Misericórdia - Rua da Misericórdia, nº 6. Centro Histórico.
Entrada gratuita