Educar para transformar
Secom , Salvador |
23/10/2015 às 11:04
Jadson Ramos, 13 anos de idade
Foto: Secom
As aulas de Karatê transformaram a vida de Jadson Ramos. Aos 13 anos, o garoto que, antes, era indisciplinado e motivo de queixas da vizinhança, hoje possui uma coleção de medalhas e a consciência de que o esporte ensina um melhor caminho. Através do Karatê, eu mudei muito. Aprendi muita coisa, afirmou o adolescente que faz parte do grupo de 160 jovens atendidos pelo projeto Karatê do Saber Guerreiros do Rio Sena, desenvolvido por policiais militares da Base Comunitária de Segurança do Rio Sena, em Salvador, que oferece aulas da arte marcial e vem ajudando a transformar a realidade da juventude local.
A mudança de Jadson é relatada em nova edição da série especial de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom) sobre histórias e personagens que mostram o poder da transformação pela educação.
Iniciativa dos policiais Roberto Costa e José Modesto, o Karatê do Saber utiliza o esporte como instrumento de cidadania e prevenção social. O professor e soldado, Modesto, reforça a maturidade alcançada por Jadson após fazer parte do projeto. Hoje a gente vê uma transformação tremenda. Uma criança que sabe escutar, completamente disciplinada.
Desde 2012, o Karatê do Saber atende jovens e crianças entre 8 e 21 anos, com aulas gratuitas que acontecem duas vezes por semana em um espaço comunitário do bairro do Rio Sena.