Salvador

Salvador já tem mais de 430 novos abrigos de ônibus

Além destes equipamentos, mais 400 serão adquiridos pela Prefeitura em novembro com instalação até o final de 2016
AGECOM , Salvador | 07/10/2015 às 20:19
Novos abrigos Cajazeiras
Foto: Bruno Concha

Os usuários do transporte público de Salvador ganharam, desde o segundo semestre de 2014, 430 novos abrigos de ônibus. As mudanças tiveram início em junho do ano passado, quando a então Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) exigiu das empresas o aumento do número de equipamentos oferecidos e a recuperação dos que estavam desgastados. Até este mês de outubro, a atual Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) já instalou 360 abrigos, contemplando diversas áreas da cidade. Outros 71 já estão disponíveis e em fase inicial de obras. Além destes equipamentos, mais 400 serão adquiridos pela Prefeitura em novembro com instalação até o final de 2016, totalizando 831 novos equipamentos entre 2014 e 2016.

Atualmente, existem mais de três mil pontos de ônibus em Salvador e cerca de 1.600 são cobertos. A expectativa é instalar abrigos em todos os pontos onde há espaço suficiente para o equipamento até o final do próximo ano, como afirma o secretário de Mobilidade, Fábio Mota. “Queremos dar suporte e conforto aos usuários do transporte público em todos os pontos onde temos espaço físico e estrutura necessária para esta instalação. Infelizmente, não podemos dizer que vamos implantar o equipamento em todos os três mil pontos de ônibus, pois têm lugares onde a calçada é estreita e se colocarmos um abrigo o pedestre não tem como passar, mas faremos o máximo que pudermos. A população de Salvador merece um lugar digno para ter acesso ao transporte coletivo”.

O investimento nesses equipamentos tem sido feito pelas empresas que têm o domínio comercial sobre os mesmos, a Cemusa e a JCDecaux, vencedoras da licitação realizada em 2000 e válida por 20 anos. A partir de novembro, a Prefeitura também passa a investir em novos abrigos. O aporte inicial é de R$ 2 milhões para aquisição e instalação dos 400 equipamentos.

Os últimos abrigos instalados estão localizados nas regiões de Cajazeiras, Rio Vermelho, Castelo Branco, Estrada das Barreiras, Nova Brasília de Valéria, São Cristóvão, Imbuí, Barra, Av. Vasco da Gama, Narandiba, Av. Luis Viana Filho, Av. ACM, Stella Maris, Pituba, Piatã e Itapuã.