O projeto “Vem Me Regar”, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador através da Secretaria da Cidade Sustentável (Secis), terá neste sábado (26), a partir das 9h30, uma rodada de plantios de mudas nativas da Mata Atlântica, contemplando dez áreas das Prefeituras-Bairro, além da região do Circo Picolino. Com isso, a Secis fecha uma semana inteira de plantios, que começou com ações de reflorestamento no Parque Social de Canabrava na última segunda-feira (21). Somente neste dia, está previsto o plantio de 1,6 mil árvores.
As dez áreas que receberão ações simultâneas são: rotatória da Rua Almirante Mourão de Sá, em Paripe; Parque São Bartolomeu; Praça Irmã Dulce, em Roma; Praça Bela Vista do Lobato, no Alto do Cabrito; Parque Solar da Boa Vista, em Brotas; campo de futebol da Cristiano Buys, no Cabula; campo de futebol da Rua Artêmio Castro Valente, em Canabrava; Avenida Assis Valente, em Cajazeiras; Praça Guaratuba, em Stella Maris; e Praça Belo Horizonte, na Pituba. Em Pituaçu, no Circo Picolino, haverá ainda uma atividade com programação infantil.
De acordo com o secretário da Secis, André Fraga, o grande objetivo dessas intervenções é ampliar a cobertura da área verde na cidade. A ação conta com a participação de mais de 250 voluntários, desde universitários a pessoas que se cadastraram no chamamento da Prefeitura para ajudarem no plantio. Segundo Fraga, muitos dos voluntários e das mudas plantadas vieram através da ação Dia do Meio Ambiente – Cada Curtida uma Árvore, realizada nas redes sociais.
O diretor das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga, afirma que o primeiro passo para a parceria foi definir os locais que receberiam a ação. “Fomos a campo e identificamos os locais adequados para realizar esse plantio, trabalhando em parceria com a comunidade”, afirmou. Cada comunidade beneficiada com a medida receberá um kit para que os moradores da área possam tomar conta daquilo que foi plantado. “Verificamos se as localidades têm interesse e se vão cuidar. Esse é o diferencial, o envolvimento com a comunidade”, completou o diretor.
O plantio teve início no Parque Socioambiental de Canabrava, local onde funcionava um antigo lixão, que recebeu cerca de dez mil mudas. Na terça-feira (22), foi a vez das rotatórias do Hospital do Subúrbio, que receberam 250 mudas. Já na quarta-feira (23), o canteiro central da ligação entre a Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) ao Curralinho, no Stiep, ganhou 200 mudas. Na quinta-feira (24), 12 mudas foram plantadas no Largo da Ribeira e, nesta sexta-feira (25), os espaços contemplados com 100 mudas cada foram o entorno do Salvador Norte Shopping e do Salvador Shopping.
Vem Me Regar – O projeto foi criado em comemoração à Semana da Árvore, evento alusivo ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro. Entre as mudas nativas estão ipê, pau brasil e sibipiruna, que auxiliarão na ampliação da cobertura vegetal da cidade, contribuindo com a melhora de seus microclimas e qualidade do ar. A ação atua junto a outras iniciativas, como o “Verde Perto”, que prevê a adoção de áreas verdes pela iniciativa privada, e a “Escola de Jardinagem Itinerante”, que realiza plantio nos bairros com a participação da própria comunidade. Juntas, essas ações já foram responsáveis pelo plantio de quase 40 mil mudas desde o início da gestão, e a meta é que esse número chegue a 100 mil ao final do próximo ano.