Salvador

Prefeitura entrega Creas Bonocô completamente recuperado

Ação faz parte da reestruturação das unidades de assistência social de Salvador, promovidas por meio da Semps
AGECOM , Salvador | 02/09/2015 às 19:12
Prefeito ACM Neto inagura CREAS Bonoco
Foto: Angelo Pontes

Mais uma unidade de assistência social em Salvador foi entregue completamente recuperada pela Prefeitura na tarde desta quarta-feira (2). A reinauguração do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas Bonocô), na Avenida Mário Leal Ferreira, contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do secretário municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis, e da presidente da Fundação Cidade-Mãe (FCM), Risalva Telles, além de funcionários da instituição.

A intervenção na unidade, administrada pela Semps, contou com recuperação do telhado e forro, revisão da parte elétrica, novas portas e pintura, pavimentação de passeio, limpeza e polimento de piso, capinagem e roçagem, dentre outras melhorias inclusive no entorno. Após a reforma, a expectativa é de que o atendimento seja ampliado de 80 para 120 famílias.

“Estamos trabalhando para reestruturar toda a nossa rede de assistência social. Até o fim deste ano, vamos reformar os Cras (Centro de Referência e Assistência Social) e Creas, os Conselhos Tutelares, assim como estamos fazendo com os Centros de Convivência da FCM. Em 2013, essas estruturas estavam em situação caótica e, felizmente, estão sendo devolvidas em boas condições de atendimento e serviço para a comunidade e, principalmente, para pessoas em situação de vulnerabilidade que precisam desse suporte”, salientou o prefeito ACM Neto.

O secretário Bruno Reis ressaltou que o Creas Bonocô é uma unidade estratégica não apenas pela localização geográfica e alta demanda, mas também por estar perto de entidades como a 2ª Vara da Infância e da Juventude, Defensoria Pública e Ministério Público. As entidades, de forma articulada com a Prefeitura, promovem o acompanhamento das crianças e adolescentes vítimas de violência ou que estão sob medidas socioeducativas, além dos familiares.

Já estão em andamento a reforma das unidades dos Conselhos Tutelares, dos Centros Pop de atendimento à população de rua e do Abrigo D. Pedro II, que atende aos idosos. A expectativa da Semps é de que, até abril de 2016, toda a rede esteja recuperada. Até o fim de 2015, serão instalados mais dois Creas na capital baiana, localizados em Cajazeiras e na região do Subúrbio Ferroviário.

A coordenadora do Creas Bonocô, Dorane Bezerra, salientou que a reforma da unidade é um sonho realizado. “É muita emoção ver essa unidade recuperada, lutamos muito por isso, principalmente para oferecer um melhor atendimento ao nosso público”, afirmou.