Com informações da Agecom
Agecom , Salvador |
22/08/2015 às 16:05
Limpeza nas ruas de Salvador
Foto: Agecom
Desde janeiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), já retirou mais de mil sucatas das principais ruas e avenidas da cidade, superando o resultado das operações realizadas em todo o ano de 2014, com o mesmo número de apreensões. Ontem (20), em mais uma edição da Operação Faxinaço, agentes de fiscalização do órgão removeram mais seis sucatas dos bairros do Curuzu, Guarani, Jardim Cruzeiro e São Caetano, e outras seis foram retiradas pelos próprios donos, após notificação.
No caso de apreensão, o veículo é encaminhado para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na Avenida San Martin, e a retirada deve ser realizada mediante apresentação de documentos que comprovem a posse do automóvel e pagamento de multa no valor R$ 700,00, conforme prevê a Lei Municipal 5503/99. Os veículos que não forem retirados pelos proprietários no prazo de 60 dias, serão prensados numa estrutura de 60x60, evitando o acúmulo de água e mosquitos, e posteriormente leiloados ou doados pela administração municipal para instituições.
A ação já passou por diversos bairros da capital baiana, inclusive locais onde o acúmulo de sucatas já atrapalhava o tráfego de veículos, a exemplo da Avenida Suburbana. Estão também entre locais com grande incidência de veículos abandonados as avenidas Ogunjá e Vasco da Gama, além de bairros como IAPI, Santa Mônica e Sussuarana. A meta para 2015 é recolher 1,8 mil. A Operação Faxinaço acontece todas as terças e quintas-feiras, obedecendo a um cronograma feito a partir de denúncias. Quem deseja denunciar veículos abandonados, basta entrar em contato com a coordenação de Serviços Diversos da Semop através dos números 156 ou (71) 3202-5400.