Salvador

Instalados dez pontos de entrega de material reciclável

Serão 150 equipamentos do tipo até o final deste ano, e a meta é alcançar 200 em 2016
AGECOM , Salvador | 12/08/2015 às 19:10
Ponto de coletas
Foto: Evilânia Sena

Já podem receber resíduos recicláveis dez Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade. Foram instalados pontos de coleta em Nazaré, na Praça Conselheiro Almeida Couto; em São Caetano, na Rua do Bambuí; no Caminho de Areia, no Largo do Papagaio; na Ribeira, em dois pontos – no Largo da Madragoa e próximo ao Terminal Marítimo; na Baixa do Bonfim; no Largo da Boa Viagem; na Liberdade, no Largo do Guarani; na Praça da Lapinha; e no Largo da Soledade. A Secretaria Municipal de Cidade Sustentável (Secis) e a Limpurb trabalham para implantar 10 contêineres especiais por dia, chegando a 50 até a próxima semana.

Serão 150 equipamentos do tipo até o final deste ano, e a meta é alcançar 200 em 2016. Cada PEV conta com capacidade de até 2,5m³ e a recomendação é que o material seja levado limpo, evitando, portanto, a incidência de insetos. Podem ser levados aos postos de coleta papel, metal, plástico e vidro, todos secos. A gestão do programa está sob a coordenação da Secis e a coleta ficará a cargo da Limpurb, que encaminhará o material para seis cooperativas – Coopcicla, Caec, Camapet, Canore, Cooperbari e Cooperbrava. Os caminhões usados nessa operação só carregarão o material reciclável, não sendo utilizado, portanto, para coleta de outros resíduos.

“O próprio cidadão será responsável pela separação do material em casa para levar aos PEVs. Para facilitar o processo, optamos por uma separação mais simples entre resíduo seco e resíduo úmido. Ou seja, em casa, tudo o que é reciclável o cidadão pode colocar em uma lixeira e o material úmido que poderá servir para compostagem poderá ir para outra lixeira. O que for reciclável deverá ser levado até o ponto de coleta e o montante será transportado pela Prefeitura para as cooperativas, que vão triar o material e, a partir daí, gerar emprego e renda na indústria de transformação desses resíduos”, explica o secretário da Secis, André Fraga.

Os cidadãos já podem baixar, gratuitamente, o aplicativo para celulares “Coleta Seletiva Salvador”, disponível para Android e IOS, através do qual será possível consultar pontos mais próximos para entrega do material reciclável. O app conta também com locais de recebimento de medicamentos, óleo de cozinha, eletrônicos, pilhas e baterias (locais definidos com parceiros). Há ainda informações dos ecopontos, onde podem ser descartados entulhos, restos de poda e cacarecos, a exemplo de móveis e eletrodomésticos velhos, com até 2m³. Já está aberto o ecoponto localizado atrás do Hiperposto, de segunda a sábado, das 7h às 17h. Estão em obras as estruturas que funcionarão no Vale das Muriçocas e Curralinho.