A partir deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai ampliar a oferta do curso de capacitação para mais de 600 mototaxistas que circulam em Salvador e Região Metropolitana
Tasso Franco , da redação em Salvador |
03/08/2015 às 18:43
Na primeira sessão do segundo semestre assunto mais nacional que local
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Os trabalhos em plenário na Assembleia Legislativa retornaram nesta segunda-feira, 3, com debates mornos e sem expressividade. Ainda é cedo para julgar o que vai acontecer no semestre, mas, pelo que se viu hoje, a sessão primeira sendo derrubada às 15h50min por falta de quórum - nenhuma das deputadas compareceu - a população não deve esperar grande coisa da Casa Legislativa. O curioso, além disso, é que os debates foram mais em torno do governo Dilma do que sobre a Bahia.
2. O deputado Adolfo Viana (PSDB) entende que é tudo a mesma coisa Dilma/Rui e cobrou a análise e aprovação de projegos emanados dos deputados, pois, não se pode esperar nada do governo, "ainda mais desses governos Dilma/Rui que promemetram mundo e fundos para a Bahia e nada aconteceu". Na tribuna do plenário provocou a base aliada: "Cadê a FIOL, cadê o Porto Sul, cadê a ponte Salvador-Itaparica, cadê a ponte Ilhéus-Pontal".
3. Coube ao líder do PT, deputado Rosemberg Pinto, fazer o contra-ponto destacando que há uma crise econômica mundial e que afeta também o Brasil, alguns projetos tiveram seu ritmo diminuido. Rosemberg situou ainda que a crise politica que ronda o governo da presidente Dilma "é uma desconstrução midiática de uma presidente eleita pela Rede Globo e segmentos que se utilizam das redes sociais".
4. Frisou, no entanto, que essa crise é aparente. Citou como exemplo que esteve no recesso no Chile e viu quatro voos lotados de brasileiros, de pessoas que criticam a crise Dilma, para usufruir de férias. Então vocês vejam que crise é esta?". Para Rosemberg, Dilma sofre uma pressão da midia muito maior àquela que levou Getúlio Vagas ao suicidio.
5. Para o deputado Carlos Geilson (sem partido) a crise está sendo provocada diante das promessas feitas pela presidente Dilma e não cumpridas. "Disse que não mexeria no direito dos trabalhadores nem que a vaca tussa e mexeu; baixou as contas de energia só na época da eleição para enganar a população e depois deu aumentos absurdos; prometeu acabar com a corrupção e não acabou". Segundo Geilson o povo esta incomodado é porque ela (Dilma) não falou a verdade".
6. Já o deputado José Raimundo (PT) destacou que a crise existe, mas, nem por isso o governo está parado, nem no Brasil; nem muito menos na Bahia. "Vamos voltar a Brasília na quinta para tratar das obras da Fiol; o governador Rui vai a Poções esta semana inaugurar obras. Portanto, vejo que a crise é sistêmica, crise do capitalismo", conferiu.
*****
7. Durante reunião realizada nesta segunda-feira, 03, primeiro dia de trabalho após o recesso parlamentar, a bancada de Oposição na Assembleia Legislativa montou uma agenda de fiscalização das obras prometidas desde o governo Jaques Wagner assim como as que foram anunciadas pelo governo de continuidade de Rui Costa.
8. A agenda estabelecida pela oposição abrangerá cinco regiões e começará no dia 20 desse mês, nos municípios de Ilhéus e Itabuna onde várias obras prometidas pelos dois governos estão paralisadas ou sequer foram iniciadas.
9. A coordenação da primeira visita ficará a cargo do deputado da região Augusto Castro, líder do bloco PSDB/PRB. Em Ilhéus, os parlamentares checarão in loco a situação das obras: Ponte Ilhéus - Pontal, Hospital Luiz Viana Filho, duplicação da BA 415, estrada que liga Ilhéus a Itabuna, além do Aeroporto Internacional de Ilhéus. Em Itabuna os deputados visitarão as obras do Centro de Convenções, do Hospital Luiz Eduardo Magalhães e Barragem do Rio Colônia.
10. "O governo prometeu esses investimento de infraestrutura para a região sul da Bahia e até agora essas obras não saíram do papel", criticou Augusto Castro, lembrando que a população desses municípios se ressente do descaso e vem cobrando do estado a efetivação dessas promessas. " O papel da oposição é justamente o de acompanhar, fiscalizar e cobrar que os projetos e as ações do executivo sejam concretizados em benefício da sociedade", concluiu.
******
11. Está aberta campanha para arrecadação de fundos para a construção de rampa de acesso à Casa de Oração Bezerra de Menezes, na Capital baiana. Aquela Entidade religiosa-social, fundada há mais de 40 anos e é dirigida pela professora Creuza Lage, e os contatos para doações em dinheiro ou bens móveis não perecíveis, podem ser feitos no referido endereço na primeira transversal da rua Daniel Lisboa, no bairro de Brotas.
12. A COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes, (vide site na Internet) atende 50 crianças carentes em sua creche, em sua sede, além de manter programa de atendimento a idosos e ao público em geral com palestras de cunho religioso espirita kardecista.
13. A rampa virá facilitar o acesso de pessoas deficientes físicas, cuja obra está orçada em torno de 130 mil reais, dos quais já foram arrecadados cerca de 40 mil reais. Os contatos para doações poderão ser feitos pelo telefone (071) 33560256 e as doações poderão ser feitas diretamente no local, à rua Bezerra de Menezes, no.50 – CEP – 40283.530 - em Salvador – Bahia – Brasil.
14. A partir deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai ampliar a oferta do curso de capacitação para mais de 600 mototaxistas que circulam em Salvador e Região Metropolitana. A iniciativa faz parte de uma parceria firmada nesta segunda-feira (3), entre o órgão e o Sindicato de Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia (Sindmoto), que aderiu à campanha do governo Leve a consciência na garupa, pela redução no número de acidentes envolvendo motos.
15. Precisávamos de uma campanha assim, para mostrar que a moto é um veículo muito bom, mas tem seus perigos. Os motociclistas precisam entender que só um bom comportamento no trânsito pode mudar esse quadro de violência tão alarmante. Com mais mototaxistas capacitados pelo Detran, vamos ajudar a disseminar a mensagem da conscientização, disse o presidente do Sindmoto, Henrique Baltazar.
16. Os Centros de Digitais de Cidadania Rurais dos municípios de Várzea Nova e Antônio Gonçalves ofertam, entre os dias 3 a 7 de agosto, seis turmas de Informática Básica para 120 pessoas, como parte das ações do projeto Tecsol, uma parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Instituto Federal da Bahia (Ifba).
17. A ação de inclusão sociodigital para as populações da zona rural de cidades baianas continua no período de 10 a 14 de agosto, nos municípios de Sobradinho e Caldeirão Grande, também com cursos de capacitação em Informática Básica, Webdesign e Criação de Aplicativos para Dispositivos Móveis.