O programa “Território Empreendedor – Centro”, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), promoveu, na tarde desta quinta-feira (30), uma ação com alunos das Escolas Municipais Santa Ângela e Cosme de Farias, e das Escolas Estaduais Ypiranga e Úrsula Catharino, com uma caminhada pelo centro antigo da cidade. Com o nome de “Caminhada Escolar – Conhecendo nossa cidade”, o grupo de 175 jovens, divididos em sete subgrupos, percorreu pontos históricos de Salvador, a exemplo do Teatro Castro Alves, Passeio Público, Teatro Vila Velha, Palácio da Aclamação e Mirante dos Aflitos.
Com o apoio da Guarda Municipal, a caminhada contou também com a parceria de unidades de ensino das redes municipal e estadual, juntamente com instituições de preservação da memória situadas no centro antigo. “A ideia é mostrar para as crianças e jovens um pouco da história e cultura presentes no centro da cidade para que, em posse desses conhecimentos, se tornem multiplicadores no auxílio à preservação do patrimônio público”, declarou a secretária Rosemma Maluf.
A professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Ypiranga, Yone Santiago, apoiou a iniciativa por levar os jovens a lugares que alguns não têm acesso. “A vivência proporciona uma aula de história viva, revivendo momentos históricos, e os meninos estão curiosos para conhecer principalmente o teatro, pois ainda não tiveram oportunidade de conhecer”, afirmou a professora.
O estudante da sétima série do Ypiranga, Lucas Mendes, de 14 anos, também gostou da ideia da caminhada. “Achei muito bom, melhor do que estar sempre na sala de aula. Aprender ao ar livre é mais interessante”, contou. Também aluna da sétima série, Tássila Cristina dos Santos, de 14 anos, aprovou a possibilidade de ver espaços diferentes e de ter uma experiência nova. “Acho que podia ter isso todo dia. Seria bem legal”, concluiu a adolescente.
O programa Território Empreendedor – Centro tem como objetivo a requalificação urbana do centro da cidade através da mobilização dos diversos atores sociais, sociedade civil organizada e instituições públicas e privadas. O processo de desenvolvimento do programa acontece por meio de seis eixos de atuação: Empreendedorismo; Desenvolvimento Urbano; Economia Criativa e Turismo; Prevenção à Violência; Promoção Social e Comunicação e Marketing.