vide
DCS , Salvador |
18/07/2015 às 17:32
Futuros oficiais fazem juramento com o espadim Tiradentes
Foto: DCS
Em cerimônia ocorrida na noite desta sexta-feira (17), na área cívico-militar da Vila Policial Militar do Bomfim, 86 alunos a oficial da Polícia Militar da Bahia receberam o Espadim Tiradentes, arma símbolo do aluno a oficial, que representa o início da formação acadêmica dos futuros oficiais da corporação. O evento foi presidido pelo general Artur Costa Moura, Comandante da 6ª Região Militar do Exército Brasileiro e contou com a presença do secretário de segurança pública, Maurício Barbosa e do comandante geral da PMBA coronel Anselmo Brandão, entre outras autoridades civis, militares, amigos e familiares.
O secretário Maurício Barbosa desejou boa sorte aos alunos: “É um momento importante para a vida deles e para instituição Polícia Militar. Desejamos boa sorte nestes próximos anos e esperamos fazer com que eles consigam exaltar cada vez mais os valores que a PMBA carrega ao longo de 190 anos”.
Para o coronel Anselmo Brandão a Corporação se esforça para dar uma excelente formação: “É motivo de satisfação e bastante zelo e exigência com todos eles que serão os futuros coordenadores de nossa tropa, conduzindo os nossos destinos.”, frisou o Comandante Geral.
Primeira colocada no curso, a aluna a oficial Carine Vale falou de seus sentimentos: “Meu sentimento é de gratidão. É o resultado de um esforço pessoal. Sinto-me muito honrada!”, exclamou a futura oficiala. Mesmo sentimento compartilhado pelo aluno a oficial Jaguaracy, que já fazia parte da tropa como soldado: “É exatamente o que todo o profissional busca, seu crescimento na instituição. Eu durante estes três anos vou me aperfeiçoar para servir bem à comunidade”, afirmou.
A Academia de Polícia Militar da Bahia forma oficiais há 80 anos e o curso tem duração de 4 anos. Durante a solenidade ainda houve homenagem aos familiares do patrono da turma, o capitão Gilson Santiago Messias Júnior. O coronel Gilson Santiago Messias, pai do homenageado, muito emocionado durante a solenidade declarou: “Eu irei para a reserva consciente que dei o que tinha de mais caro à PM: meu filho e minha vida!”
Ao final do evento a tropa desfilou em continência às autoridades e em cumprimento aos amigos e familiares que foram prestigiar o evento aos acordes da Banda de Música Maestro Wanderley. Fechando a noite, o tradicional baile de confraternização e comemoração desta nova etapa ocorreu no Clube dos Oficiais da PMBA.