Salvador

GOVERNO DO ESTADO anuncia que 6.000 professores PSTs vão para REDA

Governador bate papo com internautas pelo Face
Secom , Salvador | 26/05/2015 às 18:29
Governador Rui Costa durante encontro com dirigentes da APLBA
Foto: Manu Dias
   O governo do Estado pretende lançar ainda neste mês o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) que vai ser utilizado para substituir os professores que prestam serviços temporários (PSTs) na rede estadual.  

   “Hoje nos reunimos com a APLB e anunciamos a substituição de todos os PSTs de professores por Reda. Mais de 6 mil professores contemplados. Ao mesmo tempo em que anunciamos a tramitação do processo para realização de concurso público, cujo edital devemos publicar até o mês de dezembro”, comentou o governador Rui Costa via Facebook.

Após a reunião com a categoria, o governador participou de um bate-papo com internautas pelo Facebook. Sobre os profissionais terceirizados, ele afirmou que "para resolver a situação do quadro das terceirizadas em todo estado, determinei a realização de nova licitação para todos os contratos. Com isso, colocaremos fim ao modelo atual onde, infelizmente, incorreu um excesso de pulverização de contratos e ao não cumprimento de uma relação correta com os trabalhadores. A nova licitação deve ser publicada até o mês de junho". Ao longo de cerca de uma hora de conversa na rede social, Rui recebeu mais de mil perguntas dos internautas. 

Segurança 

Em relação aos aprovados no concurso da Procuradora Geral do Estado (PGE), Rui afirmou que eles serão convocados até o fim deste ano. Além disso, está prevista a realização de um novo concurso para o cargo de soldado da Polícia Militar em 2016. Sobre segurança pública, ele comentou ainda acerca do sistema prisional baiano e da oferta de novas vagas, ao responder sobre os presídios do estado. 

O governador disse que está trabalhando para mudar o atual quadro de segurança pública e, nos próximos meses, serão disponibilizadas “mais quatro mil vagas nos presídios que foram recentemente construídos, o que vai dimensionar e realocar a lotação dos presídios existentes”. 

Saúde 

Na área de saúde, Rui Costa foi questionado sobre o Hospital da Chapada Diamantina, no município de Seabra, no centro-sul da Bahia. Segundo ele, a unidade de saúde será inaugurada e entrará em funcionamento neste ano. Ele disse também que, ainda em 2015, será iniciada a construção do Hospital da Costa do Cacau, do Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, e do Hospital de Feira de Santana. 

Mobilidade

Perguntado sobre obras de melhorias na BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, o governador disse que autorizou, na segunda-feira (25), a licitação para manutenção de alguns trechos da rodovia. Ele afirmou também que novos editais para recuperação de estradas, como o trecho de Várzea Nova a Morro de Chapéu, serão lançados no segundo semestre. 

Quanto ao Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador, Rui disse que “estamos aguardando apenas autorização do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica [Federal] para lançar o edital de licitação”.