Salvador

Arquidiocese realiza Vigília de Pentecostes no Santuário da irmã Dulce

Padre Valter Ruy, da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, do Stiep presidirá a Missa Solene. Cerca de dois mil fiéis são esperados para o evento.

Pascom , Salvador | 19/05/2015 às 10:00
A Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Salvador da Bahia (RCC Salvador) realiza no próximo sábado (23), às 20h, a tradicional Vigília de Pentecostes, no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. O tema deste ano será “Reaviva a chama do dom de Deus que está em ti” (2 Tm 1,6), o evento conta com o apoio da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Cerca de dois mil fiéis são esperados para o evento.  
Com programação composta por apresentações artísticas, pregações e Adoração ao Santíssimo Sacramento, a Vigília de Pentecostes oferecerá aos fiéis momentos de espera orante e momentos de louvor à terceira pessoa da trindade, dogma de fé precioso aos católicos. A Missa Solene será presidida pelo Pe Valter Ruy, da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, do Stiep. Estão programadas pregações com Joelson Silva, Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Feira de Santana, e o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, sempre esperado pelo seu público, contará com a presença de Pe Lázaro Muniz, assistente eclesiástico da RCC em Salvador.

A vigília de Pentecostes é uma das mais especiais celebrações da Igreja Católica. Uma oportunidade para os fiéis renovarem as promessas do batismo. De acordo com o presidente do Conselho Diocesano da RCC Salvador, Agnaldo Britto, o local foi escolhido por um desejo do movimento em voltar ao espaço que já foi palco da vigília em outras edições, além de estar em comunhão com toda a Arquidiocese, que este ano celebra o centenário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.
 
Serviço
 
O que: Vigília de Pentecostes
Quando: 23 de maio, às 20h
Onde: Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma
Entrada: um quilo de alimento não perecível

 
Sobre a Renovação Carismática Católica
 
A Renovação Carismática Católica (RCC), é um movimento que surgiu no interior da Igreja Católica, mais especificamente durante um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967 na Universidade de Duquense nos Estados Unidos. O principal intuito deste movimento é, por meio da oração de louvor, animar os homens de fé e motivá-los à vivência autêntica do evangelho nos dias de hoje.
 
Em Salvador, a RCC iniciou sua missão no dia 06 de junho de 1973 sob a orientação D. Tomás Guilherme Murphy, encarregado pelo nosso Emmº Cardeal Brandão Vilela, e liderança de Ir. Sara Gurgel Frota. No período de 1974 a 1980, este movimento obteve crescimento vertiginoso por meio da criação de novos grupos de oração e comunidades carismáticas.

Segundo dados do Portal Oficial RCC Brasil (www.rccbrasil.org.br), em 2000 a Renovação Carismática Católica já estava presente em mais de 230 países, com mais de 148 mil grupos de oração registrados. Já em Salvador, atualmente, são mais de 148 grupos acolhendo adeptos do movimento conforme dados do site www.rccbrasil.net.