A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), removeu, de janeiro até agora, 161 sucatas em diferentes pontos da cidade, além de emitir 229 notificações para que proprietários de carros abandonados os retirem de vias públicas. Na última ação, realizada na terça-feira (07) como parte da “Operação Faxinaço”, foram retiradas seis sucatas na Rua Américo Vespúcio, na Boca do Rio. A iniciativa é coordenada pelo Setor de Proteção da Estética da Cidade (Sepec).
“Além de atrapalhar a via pública, os carros estavam em estado de decomposição, servindo apenas como foco de dengue e esconderijo para marginais. Os donos não foram identificados e, por isso, fizemos a remoção. Quando o proprietário é identificado, é dado um prazo de 72 horas para que o mesmo faça a operação. Caso isso, não aconteça, fazemos a remoção imediata, como foi o caso dessa ação na Boca do Rio”, afirma o supervisor da operação, Roberto Guerreiro.
A operação rotineira da Semop acontece sempre às terças e quintas. Para quem deseja denunciar veículos abandonados, basta entrar em contato com o Setor de Serviços Diversos da Semop, através dos números 156 ou (71) 3241-5358/ ramal 219. Em caso de apreensão, o proprietário pode ir ao depósito da Semop, localizado na Avenida San Martin, portando documentos que comprovem a posse do automóvel. Com isso, o proprietário será orientado sobre os procedimentos para reaver o veículo.