Salvador

DOMINGO tem protesto contra prefeito na Barra e ele anuncia mudanças

Veja mudanças no trânsito da Barra
Da Redação e Agecom , Salvador | 28/03/2015 às 17:57
PMS diz que trânsito voltará a rua Afonso Celso, hoje ocupada por camelôs
Foto: BJÁ
   Neste domingo, 29, data de aniversário da cidade tem protesto de moradores e comerciantes da Barra que estão sufocados com eventos em excesso no local além da falta de estacionamento, o que tem levado muitos a dificuldades financeiras. Hoje, em evento no Clube Espanhol, o prefeito ACM Neto mudanças no estacionamento na área, atendendo a algumas demandas apresentadas pelos moradores da Barra. 

   O trânsito nas ruas Afonso Celso e Marques de Leão passarão a ter sentido único em direção ao Shopping Barra. Com isso, será possível estacionar em um dos lados da Rua Afonso Celso, o que permitirá acréscimo de, aproximadamente, 80 vagas, e os comerciantes terão autorização para estacionar das 19h às 7h na Marques de Leão, com um acréscimo de cerca de 50 vagas. Um imóvel usado para especulação no período do Carnaval será desapropriado para operação de um estacionamento, ampliando a oferta com mais 80 vagas.

   “Vamos fazer mudanças no sistema viário, sobretudo na Afonso Celso e Marques de Leão, o que vai permitir a ampliação do número de vagas. Também vamos desapropriar o primeiro terreno que será operado 24 horas, todos os dias da semana, para estacionamento. Temos nove imóveis localizados para desapropriação, e esse primeiro funcionou como um camarote e que não pode ficar o ano inteiro parado ao bel prazer de empresários. Com isso, logo no primeiro momento, vamos ampliar em cerca de 200 vagas a oferta de estacionamento até que uma Parceria Público-Privada, que está sendo tocada, possa ser concluída para que tenhamos edifícios garagens”, garantiu.

   O prefeito nada falou se vai retirar dezenas de camelôs que atuam nessas ruas e mendigos que dormem nas calçadas. Neto anunciou ainda que no mês de abril assinará ordem de serviço para requalificação da Orla do Rio Vermelho, que inclui vias internas, a exemplo das ruas Fonte do Boi, Oswaldo Cruz e Barro Vermelho, com investimentos totais que chegam a R$ 70 milhões. Um estudo já está sendo finalizado sobre as fases de execução da obra para reduzir os transtornos à população, entendendo que se trata de uma região de passagem e de chegada de passageiros. Respeitando as vocações do local para a vida noturna, o projeto elaborado pela FMLF prevê intervenções do trecho entre a Praia da Paciência até o Quartel de Amaralina, incluindo o Largo de Santana e o Largo da Mariquita. Serão realizadas também melhorias na pavimentação e iluminação.

    OBRAS

   O prefeito assinou ordem de serviço para requalificação da primeira etapa do segundo trecho da Orla da Barra, que vai do Barra Center ao Clube Espanhol, em solenidade realizada na Avenida Oceânica. O segundo trecho dessa nova etapa, que vai da Praça Orugan até a Praia da Paciência, será lançado em breve. O investimento no primeiro trecho será de R$7,3 milhões. O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), com o apoio do Escritório Prado Valadares, e as obras serão executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), já a partir da próxima semana.
 
Cerca de 1km será requalificado, com intervenções para extensão do piso compartilhado até a entrada da Rua Airosa Galvão, construção de novo passeio do lado direito da Avenida Oceânica, no sentido do Farol, e alargamento da calçada do lado esquerdo, podendo chegar a 4,5 metros de largura. As mudanças foram pensadas na mesma linha da primeira fase de requalificação da Barra, mas com definições claras entre os espaços rodoviários e de pedestres. Também serão feitas a recuperação da drenagem, aterramento da rede elétrica e de telecomunicações, implantação de mobiliário urbano e itens de acessibilidade.