Veja como participar
Agecom , Salvador |
05/01/2015 às 13:43
inscrição para a primeira etapa da matrícula para Educação Infantil na rede municipal de ensino segue até o dia 9 de janeiro em todas as escolas do município. Com o objetivo de dar mais transparência ao processo de matrícula das crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) adotou critérios de prioridade e sorteio, caso necessário, para a matrícula 2015 da educação infantil. A medida vai garantir de forma transparente o ingresso de alunos novos, além de permitir que a Smed aprimore ainda mais o planejamento da expansão da sua oferta e a redução das mais de três mil vagas ociosas.
Com esta iniciativa, a partir da priorização das crianças de maior vulnerabilidade social na educação infantil, a Smed busca contribuir com a redução da desigualdade social na cidade, seguindo as diretrizes do governo federal. O novo processo de matrícula na educação infantil ocorrerá em duas fases: a primeira com as vagas remanescentes da rematrícula dos alunos da rede municipal e a segunda com as agas que não foram efetivadas na primeira etapa. Dentro de cada fase serão realizadas as inscrições das crianças por seus responsáveis nas escolas da rede municipal de ensino, a divulgação do resultado de distribuição das vagas e a confirmação da matrícula na unidade escolar para a qual a criança foi contemplada.
São critérios de prioridade crianças com deficiência, responsável beneficiário do programa Bolsa Família e irmãos gêmeos participando do mesmo processo de inscrição. Enquanto a oferta de vagas for maior do que a demanda, todas as crianças serão atendidas. No caso em que a oferta for menor do que a demanda, será realizado um sorteio. Esta distribuição de vagas ocorrerá ao final do processo de inscrição em um local público e será amplamente divulgado pela Smed. Após o resultado, os responsáveis das crianças contempladas com vagas deverão comparecer à unidade de ensino para efetivar a matrícula.
Todos os alunos matriculados em unidade escolar da rede municipal de ensino em 2014, frequentando regularmente até as avaliações finais, não participam do processo e terão direito a renovação automática da matrícula para 2015. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 14 de janeiro, conforme cronograma de matrícula para educação infantil publicado no Diário Oficial do Município da última segunda-feira (15).
O responsável poderá escolher até três unidades de ensino para inscrever a criança.
Matrícula 2015 – O processo de matrícula para os demais segmentos educacionais da rede municipal de ensino não será alterado. As inscrições serão iniciadas no dia 20 de janeiro e a previsão é que sejam matriculados 48 mil novos alunos e 124 mil renovem suas inscrições.