Salvador

Novo aplicativo vai tornar + eficiente monitoramento serviço limpeza

VIDE
LIMPURB , Salvador | 11/12/2014 às 19:17
Tomara porque a cidade baixa está repleta de lixo em alguns pontos
Foto: BJÁ
A Limpurb, em parceria com a Companhia de Governança Eletrônica da Prefeitura, está desenvolvendo um aplicativo que vai tornar mais rápido e eficiente o monitoramento do trabalho realizado pelas empresas terceirizadas de limpeza urbana. No momento, a Limpurb já utiliza o Whatsapp para fazer o acompanhamento do serviço de coleta e varrição, através dos seus 18 Núcleos de Limpeza, que cobrem todas as regiões da cidade.

O sistema em desenvolvimento vai permitir que a Limpurb monitore o serviço das empresas terceirizadas, utilizando a localização do GPS, a partir da identificação de problemas por parte do chefe de núcleo, que fiscaliza o trabalho de coleta e varrição em cada ponto da cidade. Com um smartphone, eles enviarão as fotos para o sistema, que localiza pelo GPS o local exato onde está o problema, e manda imediatamente a informação para a empresa terceirizada, junto com a descrição da situação feita pelo funcionário da Prefeitura.

A partir daí, a empresa responsável pela área desloca uma equipe até o local para sanar o problema e, após o serviço, envia uma nova foto o sistema. O chefe de núcleo, então, retorna  ao local e examina o resultado do serviço, enviando nova mensagem para banco de dados e, se tudo estiver correto, fechando o relatório. Uma central de monitoramento vai funcionar na Limpurb somente ara acompanhar esse serviço.

A estimativa é que o novo sistema entre em operação no início do próximo ano. Enquanto isso, a Limpurb segue utilizando o Whatsapp para que agilizar o monitoramento e resolver possíveis problemas. As informações sobre questões relacionadas a varrição e coleta são enviadas pelos chefes de núcleo ao grupo criado no aplicativo de mensagens, do qual também fazem parte as empresas terceirizadas de limpeza: JG, Revita, Torre e Revita,

Quando o serviço não é realizado corretamente, a equipe da empresa é acionada para resolver de imediato a situação, com base nas informações e localização indicadas pelos fiscais, que retornam ao local, posteriormente, para checar se o trabalho foi feito de forma adequada. Diariamente, a presidência da Limpurb recebe um relatório com os dados relativos ao monitoramento.
--