Salvador

Prefeitura de Salvador anuncia requalificação de + 56 campos futebol

Segunda fase do programa foi autorizada pelo prefeito em evento realizado no Guetho Square na presença de Carlinhos Brown
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/11/2014 às 17:16
Lançamento aconteceu no Guetho do Candeal, com Carlinhos Brown e ACM Neto
Foto:
Mais 56 campos e quadras serão requalificados pela Prefeitura nos quatro cantos da cidade. A ordem de serviço para início imediato da requalificação foi assinada nesta quarta-feira (19) pelo prefeito ACM Neto no Guetho Square, no Candeal, na companhia do cantor e compositor Carlinhos Brown. 

Lá, será dado início a segunda fase do programa de requalificação desses equipamentos, sob responsabilidade da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), e com uma novidade: através de uma parceria com a Social Team e Sportlink, será implantada grama sintética, numa iniciativa pioneira em equipamentos públicos para a prática de esporte.

Os 56 campos e quadras dessa segunda fase do programa se somam aos outros 35 em processo de recuperação, gerenciado pela Diretoria Geral de Esporte e Lazer (DGEL), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Smed). Aliado a isso, mais 11 campos e quadras passaram a ser requalificados pela iniciativa privada através do programa “Salvador em Campo”. 

Com isso, são 102 equipamentos com obras finalizadas ou em andamento em toda a cidade. Para esses 56 campos e quadras, serão demandados investimentos de R$ 15 milhões pelo contrato com a Sucop.

O prefeito observou que essa é uma ação que vai muito além da recuperação de espaços públicos, é um investimento em cidadania. “Com isso, poderemos levar o fortalecimento do esporte para as comunidades, sobretudo como uma maneira de evitar que ele esteja na rua sendo presa fácil da violência. 

Muitas vezes, o campo é o único espaço de lazer da comunidade, e é onde podemos incentivar a descoberta de novos talentos. Nosso desejo é que no próximo ano possamos dar continuidade a esse programa de requalificação, de maneira que os 280 campos e quadras da cidade possam ser recuperados até 2016”, afirmou.
 
Carlinhos Brown agradeceu a iniciativa da Prefeitura na comunidade do Candeal, destacando sua simbologia para o futuro da juventude. “As ONGs, sozinhas, não comportam a quantidade de pessoas que nos procuram para suprir a ociosidade, e o esporte tem feito esse papel. Uma ação como essa tem um significado enorme para as comunidades. Isso cria campos de profissionalização porque beneficiam pessoas que podem ser grandes jogadores. É algo simples e, ao mesmo tempo, bastante. Por esse motivo, a Prefeitura está de parabéns, não apenas por esse campo no Candeal, mas, sobretudo, com esses 56 espaços que fazem parte desse motor em direção ao gol”.

O diretor de Esporte e Lazer, Téo Senna, que coordenou a ação junto à Sucop, destacou que a realidade na prática esportiva começa a mudar em toda a cidade, seja com a entrega de equipamentos da primeira fase ou com a adoção de campos e quadras pela iniciativa privada. “Temos diversos equipamentos já finalizados pela primeira fase do programa em regiões como Areal, Águas Claras, Resgate, entre outros. A expectativa é que no primeiro semestre do próximo ano esses campos e quadras estejam finalizados, entregues paulatinamente à população. Entre as intervenções estão compactação e drenagem do solo, recomposição do alambrado, reforço da iluminação e, em alguns casos, construção de vestiário”, explicou.