VIDE
Da Redacion , Salvador |
15/11/2014 às 15:11
Radar na Barra que pouco adanbte
Foto: BJÁ
O portal americano Business Insider publicou na última segunda-feira, 10, o ranking das cidades mais violentas do mundo e colocou Salvador e Região Metropolitana como a 13ª mais violenta.
Os dados foram compilados no início deste ano pelo Conselho dos Cidadãos do México para a Segurança Pública e Justiça Criminal a partir do número de homicídios por 100 mil habitantes.
A capital baiana, segundo os dados, tem 57,51 homicídios por 100 mil habitantes. A imagem de apoio no ranking do portal mostra um traficante de 18 anos armado, foto do repórter-fotográfico Lunaê Parracho, da Reuters, já utilizada em outra reportagem sobre a violência na cidade.
Brasil
Além de Salvador, o ranking aponta Maceió, em Alagoas, como a mais violenta do Brasil, em 5º lugar. Entre as 15 cidades recordistas em homicídios por 100 mil habitantes, sete estão no País.
Além de Salvador e Maceió, a relação aponta entre as 15 recordistas mundiais também as cidades de Fortaleza (7º), João Pessoa (9º), Natal (12º), Vitória (14º) e São Luís (15º).
América Latina
Segundo o ranking, trinta e quatro das 50 piores cidades estão localizadas na América Latina, incluindo a capital recordista em homicídios do mundo: San Pedro Sula, em Honduras.
O ranking não inclui mortes em zonas de guerra ou cidades com dados indisponíveis e aponta que um terço dos homicídios globais ocorrem na América Latina, emboraesta possua apenas 8% da população do mundo.
Tráfico de drogas, guerras de gangues, instabilidade política, corrupção e pobreza são apontados pelo site como responsáveis pela violência elevada na região.
As cidades de Detroit, no 24º lugar, e Nova Orleans, em 26º, são as piores americanas da lista.