vide
Agecom , Salvador |
13/10/2014 às 11:54
Está sendo requalificada
Foto: Gabriel Lima
A Prefeitura já iniciou as obras de requalificação da Praça da Matriz de São Cristóvão, atendendo a uma reivindicação dos moradores do bairro. O trabalho é executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e envolve a reconstrução do espaço físico, instalação de novos equipamentos, paisagismo e iluminação, além da garantia da acessibilidade, com a implantação de piso tátil e rampas.
A praça tem cerca de mil metros quadrados. Segundo o presidente da Desal, Marcílio Bastos, pelo fato do terreno ser em declive, a realização da obra é dividida em três níveis e vem sendo discutida com a comunidade. O primeiro espaço em frente à igreja já era usado para apresentações culturais e está sendo reconstruindo para abrigar esse tipo de manifestação.
O segundo nível terá uma área de convivência com mesas e bancos, além de um parquinho infantil. “Ainda estamos discutindo com a comunidade o que será feito no terceiro nível, que é a parte mais baixa do terreno”, afirma o presidente da Desal.
Espaços devolvidos - Desde o início da gestão do prefeito ACM Neto, teve início um amplo programa de recuperação de praças e equipamentos municipais, a exemplo de quadras e campos, oferecendo mais opções de lazer, esporte e convivência social. A proposta é que a população possa desfrutar dos espaços ao ar livre urbanizados e com estruturas de qualidade.
Até agora já foram entregues mais de 25 praças requalificadas, algumas delas onde antes existiam estacionamentos irregulares, como a do Retiro, ou lava-jatos clandestinos, a exemplo da inaugurada em Santa Mônica. Nessa conta estão equipamentos importantes como a Praça Dois de Julho (Campo Grande), da Sé e da Piedade. São mais de 40 praças em processo de reforma ou construção.