Salvador

Prefeitura pede ao Inema providências sobre esgoto em S. T. de Paripe

vide
Agecom , da redação em Salvador | 02/10/2014 às 14:24
Prefeitura diz que esgoto não prejudicará inauguração mas é imundicie
Foto: Angelo Pontes
O rompimento da rede de esgoto da Embasa em São Tomé de Paripe, que aconteceu na madrugada de hoje (02), não vai prejudicar a programação de inauguração da nova orla da localidade, que acontece amanhã (03). Entretanto, existem riscos à saúde dos moradores e ao meio ambiente, uma vez que o esgoto vazou para o campo de futebol, para a praça e para a praia. Por conta disso, o secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, encaminhou ofício à diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Teles, solicitando providências no sentido de aferir o nível de poluição da praia e informações sobre como a Prefeitura deve colaborar para minimizar danos. 

Segundo Paulo Fontana, dezenas de metros cúbicos de esgoto vazaram na área. Uma parte do campo de futebol, onde crianças costumam brincar diariamente, ficou tomado por esgoto. A Embasa conseguiu estancar o vazamento, mas um buraco permanece aberto em uma transversal à via principal da orla de São Tomé de Paripe, em frente ao campo. 

"A Embasa ainda está apurando as causas do problema, mas uma das suspeitas é que houve o rompimento da rede tenha provocado uma acomodação do terreno e o vazamento para a orla", disse o gerente de Obras Civis da Sucop, Benedito Leite, que está no local. "Existe risco de contaminação porque o vazamento foi grande. Estamos preocupados, sobretudo, com a população", acrescentou o técnico. 

A inauguração das novas orlas de São Tomé de Paripe e Tubarão acontecem nesta sexta (03) a partir das 16h. A solenidade principal vai acontecer na praça de São Tomé, onde um palco está sendo montado para a realização de shows e programação cultural. O prefeito ACM Neto estará presente.