Salvador

ITABUNA: Prefeitura libera 100 vagas para automóveis na Cinquentenário

A Settran considera positiva a operação iniciada na segunda-feira passada. Segundo o órgão, apenas 11 motociclistas foram multados
Ascom , Itabuna | 03/03/2013 às 09:24
Sai motos e entram víiculos no centro de Itabuna
Foto: Pedro Augusto
Com a participação de agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde e de educação em saúde, além de operários do setor de limpeza, das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Emasa, a Prefeitura de Itabuna realizou neste sábado uma megaoperação no bairro Daniel Gomes, para reduzir o alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no bairro, que chegou a 73,33. O mutirão se iniciou as 8 horas e contou com a participação de voluntários e de dirigentes da Associação de Moradores.
Durante o mutirão foram encontrados diversos focos de dengue no interior das residências, que foram tratados com a aplicação de larvicida. Na ação, milhares de vasos, garrafas pet e embalagens de diversos produtos foram retirados das residências e dos terrenos baldios, que também foram roçados. A ação contou com o apoio dos moradores, que prometeram ser mais vigilantes para ajudar a baixar o índice de infestação. “Este trabalho da prefeitura está ajudando o morador entender que a dengue é um problema muito sério e todos podemos ajudar, eliminando os focos das nossas casas”, observou a dona de casa Cássima Santos Almeida.  
  Os estudantes Matheus Silva Menezes e Gabriel Santos Conceição decidiram colocar a mão na massa para ajudar na coleta dos recipientes que serviam de criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Todos os moradores precisam participar dessa guerra contra a dengue. Mas, infelizmente, ainda falta consciência a muitas pessoas sobre o risco que corremos”, afirmou Mateus.
A presidente da Associação de Moradores do Bairro Daniel Gomes, Maria Lusia de Araújo, Dona Zefa, avaliou como positiva a ação da prefeitura. “Só vamos mudar essa triste realidade com trabalhos como esse e por meio da parceria com a comunidade. O trabalho de combate à dengue precisa ser diário, firme. Não podemos facilitar com o mosquito”,  alertou a dirigente do bairro.
O entomologista Renato Freitas de Araújo, coordenador de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde, informou que as ações para baixar o índice de infestação predial estão sendo intensificadas no Daniel Gomes, com a delimitação das quadras para atuação dos agentes de casa em casa. Tanques e reservatórios de água são cobertos com telas pelos agentes.  
Os próximos bairros beneficiados com mutirões serão Jardim Primavera, Carlos Silva e Novo Fonseca, que são localidades em que mais de 50% dos domicílios pesquisados têm criadouros do mosquito Aedes aegypti.Também nessas áreas os moradores serão sensibilizados, por meio de ações educativas. 

VAGAS NA AVENIDA

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) aponta que das 300 vagas da Avenida Cinquentenário pelo menos 100 eram ocupadas por motocicletas ou obstruídas pelo estacionamento irregular destes veículos. Estas vagas já estão liberadas, mudando um quadro que, até a semana passada, tornava muito complicado estacionar carros na avenida em horários de grande movimento. 
A Settran considera positiva a operação iniciada na segunda-feira passada. Segundo o órgão, apenas 11 motociclistas foram multados e tiveram suas motos guinchadas na primeira semana de vigências das novas regras disciplinando o estacionamento na principal artéria comercial da cidade. 
O secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, destacou que esse número baixo significa que, apesar de algumas reclamações pontuais, a comunidade respeitou a determinação e por isso a operação deu certo. “O fluxo na Cinquentenário melhorou muito. Agora, as vagas rotativas para pessoas que precisam fazer compras rápidas ou ir aos bancos, já aparecem e ficam disponíveis como deve ser” disse Clodovil.
Outra conquista decorrente da operação na Avenida do Cinquentenário é o estacionamento gratuito para motos. Ao todo são 700 vagas distribuídas entre a Alameda da Juventude e a Praça Otávio Mangabeira (Camacan)