Salvador

PROJETO SANTA TEREZA PODE MELHORAR ÁREA HISTÓRICA NO CENTRO DA CIDADE

vide
| 27/04/2012 às 09:25
Área vai do Largo 2 de Julho ao Museu de Arte Sacra da Bahia e adjacências
Foto: Antonio Queiroz
    A Prefeitura de Salvador apresentou, na última quinta-feira (26), o projeto de melhorias do bairro Santa Tereza ao público presente na Associação Comercial da Bahia, no Comércio. A pedido da própria associação, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham) e da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) deram detalhes sobre a iniciativa, que visa requalificar uma grande área do Centro Histórico da capital baiana.


     Trata-se de um conjunto de intervenções urbanas na região compreendida entre o Largo 2 de Julho e o Convento de Santa Tereza (que abriga o Museu de Arte Sacra), voltadas para valorizar o patrimônio histórico e cultural e estimular novos empreendimentos compatíveis com a vocação e o perfil social da área.  As intervenções também englobam a Rua do Sodré, Ladeira da Preguiça, Areal de Cima e Areal de Baixo, além da Rua Carlos Gomes.


     "O objetivo desse projeto é melhorar a infraestrutura dessa região, contribuindo assim para levantar a autoestima da população e criar uma identidade", disse o secretário da Sedham, Paulo Damasceno. Segundo ele, o projeto está em fase de desenvolvimento e deve ser concluído no final do primeiro semestre. A partir daí, deverão ser iniciadas as obras prioritárias - construção das áreas de lazer e intervenções de infraestrutura como melhorias de calçamento, vias e iluminação.  Para isso, a prefeitura está buscando parcerias com os governos estadual e federal, além da iniciativa privada.


     PORTAL DO MUSEU

     Um dos destaques do projeto é a construção do Portal do Museu de Arte Sacra, que fará a ligação entre a Rua Carlos Gomes e a Rua do Sodré, permitindo a melhoria do acesso da região. DE acordo com o titular da Sedham, o espaço será construído num terreno baldio que pertence ao Estado, em fase de negociação com a prefeitura.

Também é destaque no projeto a construção dos espaços de convivência - áreas de lazer. De acordo com a Sedham, duas grandes áreas abandonadas darão lugar praças com parques infantis e duas escadarias serão requalificadas.

     Para incentivar novos empreendimentos na região, a prefeitura vai encaminhar um projeto de lei para Câmara de Vereadores, que amplia a Lei de Incentivo Fiscal do Bairro do Comércio por mais quatro anos, incluindo a região que engloba todo o bairro de Santa Tereza.   

O futuro bairro também contará com grandes empreendimentos. Um deles é o Clock Residencial, localizado na Rua Visconde Mauá, nas imediações da Avenida Contorno. Nas adjacências, o destaque é o Hotel de luxo Fasano, que será construído no antigo prédio do Jornal A Tarde, na Praça Castro Alves. As obras foram iniciadas no mês de abril.   


     O projeto Santa Tereza também foi apresentado em Barcelona, durante o XX Congresso do Centro Iberamericano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (Cedeu), no mês de março. Do Brasil, além do Bairro Santa Tereza, somente o projeto de implantação de uma área tecnológica, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, foi apresentado para os participantes do evento. O encontro reuniu representantes de cidades da Espanha, Portugal e América Latina, além de universidades, arquitetos e instituições internacionais ligadas ao patrimônio histórico e urbanismo.