vide
Governador Wagner destaca Pacto pela Vida e compromissos com programa
Foto: Manu Dias
Inovação, tecnologia e criatividade não faltaram na festa do Espadim Tiradentes, realizada na noite desta sexta-feira (10), na Vila Policial do Bonfim.
A solenidade que marca o ingresso de 123 novos alunos-a-oficial na Corporação, 110 homens e 13 mulheres, foi produzida com diferentes performances, criadas especialmente para o evento.
Na área cívica telões com transmissões ao vivo, palanques das autoridades plotados e os holofotes com o slogam da Polícia Militar, que percorriam em todo evento, davam um novo visual a solenidade. As novidades não pararam por ai, nada de pelotões em forma e muito menos revista a tropa da maior autoridade presente. No início da formatura, a policiais militares da cavalaria, abriram a solenidade, trazendo em carro oficial o governador Jaques Wagner.
De repente uma nuvem de fumaça associada a queima de fogos de artifícios, juntamente com o coral da PM anunciava a entrada dos novos alunos-a-oficiais, que ao entoarem o Hino da Academia, arrancou aplausos do público presente. Em seguida, já no dispositivo de parada, saudaram os presentes com o "brado" da turma.
Presidida pelo Governador do Estado, Jaques Wagner, a solenidade homenageou o Patrono da turma, "Tenente Coronel Antônio de Carvalho Melo", Durante a celebração, o aluno-a-oficial, Murilo da Silva Nascimento, 29 anos, 1º lugar na média curricular recebeu o Espadim Tiradentes e a medalha Dionísio Cerqueira das mãos do governador, acompanhado pelo comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro. Na oportunidade, coronel Castro parabenizou a turma e ressaltou que os novos oficiais trabalhem com alegria e prazer na nova etapa que se inicia a partir de hoje.
"Que vocês trilhem o caminho da responsabilidade e da disciplina, pois é de agora que começam a planejar o comandante que serão futuramente na Corporação", declarou o coronel.
Em seu discurso, o governador desejou sorte e sabedoria aos formandos, falou da importância do Programa Pacto Pela Vida e ressaltou os investimentos que estão previstos na Segurança Pública. "Estão sendo entregues 500 novas viaturas, contratação de 150 policiais civis, realização de concurso para o Departamento de Polícia Técnica, além da aquisição de mais 3.500 policiais militares". A solenidade contou também com as presenças do chefe da Casa Militar, coronel PM Rivaldo Ribeiro, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, entre outras autoridades.
No encerramento das comemorações, um momento de paz foi simbolicamente ofertado aos presentes com a soltura de três pombas brancas, seguido pelos movimentos de ordem unida, sem comando, dos novos Aspirantes formando a palavra PAZ, no centro da Vila Policial. Logo após, houve o desfile em continência ao Pavilhão Nacional, e com brado "fora de forma", sob os estalos do show pirotécnico, todos puderam se confraternizar