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Três ou mais horas na fila para receber o benefício do Bolsa Familia, no Morro
Foto: RFNOTICIAS
Na última sexta-feira, 20, diversas pessoas passaram pela humilhação de ter que suportar a falta de respeito por parte da Caixa que não disponibiliza caixas suficientes para fazer o atendimento das pessoas que recebem o bolsa família na Lotérica de Morro do Chapéu.
A reportagem do RF NOTICIAS entrevistou diversas pessoas que se mostraram revoltados com o descaso, com uma temperatura de 12 graus e chuva fina, os beneficiários do programa, passaram a manhã toda encolhidos na fila, colocando em risco sua saúde, os riscos de contrair uma doença respiratória como a gripe estava evidente em muitos que já apresentava possíveis sintomas.
Segundo a lei aprovada em vários municípios, a permanência nas filas de bancos deve ser de no máximo 15 minutos em dias normais, 20 antes e depois de feriados, e de 25 em dias de pagamentos. Ocorre que a maioria dos estabelecimentos bancários não cumpre essas regras.
O mesmo acontece em relação a privacidade do consumidor durante suas transações bancárias por meio dos chamados biombos. Entramos em contato com o vereador Beto que é presidente da Câmara Municipal de Morro do Chapéu, que nos informou que na próxima segunda-feira (23 de maio) irá convocar os gerentes das agencias bancarias para informar que a câmara vai regulamentar a lei dos 15 minutos.
O vereador disse que a situação mais grave é a do Banco do Brasil que vem batendo recordes de reclamações através do 0800, linha disponível para receber as queixas dos consumidores. Outra deficiência no atendimento que o vereador considera falta de respeito com os servidores públicos, é o fato da prefeitura depositar o dinheiro da folha de pagamento, e o banco só repassar para os funcionários até cinco dias depois.
Com relação a casa lotérica o vereador informou que não recebeu nem uma denúncia e que vai apurar e posteriormente buscar resolver os problemas apontados pela população.
Na casa lotérica a situação ainda se agrava quando se trata do cumprimento da lei federal 1048/00, que prevê atendimento prioritário a idosos, gestantes, lactantes, portadores de necessidades especiais e pessoas com crianças de colo. "A lei fala de atendimento prioritário e não de fila prioritária, o que acontece na maioria dos bancos e casas lotéricas.
Com isso, as pessoas que têm direito a serem atendidas prioritariamente, acabam esperando por mais tempo que deviam em filas, são problemas que os vereadores terão que debater com os agentes bancários para chegarem a um acordo que possa melhorar o atendimento a essa população, nesse caso cabe até a participação do ministérios público como órgão de defesa dos direitos dos consumidores. (RFNOTICIAS.COM)