Salvador

CRIE É UMA REFERÊNCIA À INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS

VIDE
| 09/04/2011 às 09:07
10 ANOS DO CRIE
Foto: Clodoaldo Ribeiro
 

Na próxima quarta-feira (13) o Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) realiza mais uma atividade alusiva ao aniversário de 10 anos de atuação do órgão em Ilhéus, o "café da manhã com parceiros". O evento terá início às 9 horas e contará com a presença do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, da secretária da Educação do município, Lidiney Campos, e de representantes do setor privado que colaboraram com o Crie. Todos os parceiros receberão uma camisa comemorativa, cujo lançamento ocorreu no último mês.


O Crie é um centro de referência que desde 2001 dá suporte aos alunos da rede municipal de ensino que possuem algum tipo de deficiência. Sua equipe multidisciplinar, formada por 10 profissionais, realiza serviço especializado de aprendizagem com alunos da rede municipal de ensino, no período do turno oposto ao escolar, com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, além de outras deficiências como déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual.


Este ano o Crie comemora 10 anos de atuação e as comemorações prosseguem mês a mês, até o dia 21 de agosto, data em que o órgão foi criado, ainda com o nome de Centro de Atenção Psicopedagógica de Ilhéus (Capi). Além do café da manhã com autoridades e representantes de empresas parceiras, o Crie vai realizar ainda uma panfletagem para mostrar à população todas as conquistas alcançadas ao longo desta primeira década de atuação. Em 2010, 178 alunos foram beneficiados com os serviços prestados pelo Crie.


No início deste ano, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, através do decreto 012 de 17 de janeiro de 2011, instituiu o Crie, que ainda não possuía um documento legal atestando sua criação. Segundo explicou a coordenadora do órgão, Lucília Santos da França Lopes, com a legalização será possível estabelecer convênio com o Ministério da Educação, "o que vai permitir a vinda de equipamentos específicos de apoio ao nosso trabalho, mais recursos para o município investir na educação de inclusão e melhores condições para os profissionais, que poderão ter acesso ao plano de cargos e salários específico para a educação inclusiva, assim como à política de formação continuada". 


O Crie está localizado na avenida Itabuna, 1956, e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3231-5909.